EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA - Mais de uma tonelada de “Papel por Alimentos”
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA
Mais de uma tonelada de “Papel por Alimentos”
Mil e duzentos quilos de papel e cerca de 300 quilos de cartão foram entregues no Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”.
A ação resultou de uma iniciativa de educação ambiental e cidadania dinamizada pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas e pelo Rotary Club de Ponte da Barca.
Nesta rede de solidariedade, o transporte do material recolhido foi garantido pelos rotários e pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca que também colaborou, por ocasião de uma viagem ao Banco Alimentar para levantar produtos.
A campanha "Papel por Alimentos" é uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares básicos, por empresas certificadas de recolha e tratamento de resíduos.
Com esta iniciativa, promoveu-se na comunidade educativa a educação ambiental e a sustentabilidade, para além de se ter valorizado a importância do papel de cada pessoa na sociedade e no mundo e a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.
Com pequenos gestos, foi dado um contributo relevante na luta contra a fome, favorecendo, ao mesmo tempo, a proteção do ambiente e da natureza, assim como a concretização de 5 dos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” que constam da “Agenda 2030”, da Organização das Nações Unidas, verdadeiro contrato com “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”: erradicação da pobreza (1), fome zero e agricultura sustentável (2), cidades e comunidades sustentáveis (11), produção e consumo responsáveis (12) e parcerias e meios de implementação dos objetivos (17).
Biblioteca Escolar