Orquestra de percussão Catrapana
Orquestra de percussão Catrapana
A toda a comunidade escolar!
A partir do presente ano letivo, numa parceria que o nosso Agrupamento estabeleceu com os Gaiteiros de Bravães, um novo projeto escolar se desenvolve na EB Diogo Bernardes em Ponte da Barca.
Falamos duma orquestra de percussão, denominada “Catrapana”, inspirada em projetos de âmbito nacional, como os Toca a Rufar, Porbatuka, IPUM, Bombos Com Alma e outros. O objetivo é fazer música com bombos e caixas dos antigos Zés P’reiras e explorar novas linguagens sonoras e estéticas, inovando sobre a tradição.
Com este novo projeto, renovando uma ideia que a pandemia parou, ambicionamos ser, no Concelho, uma referência daquilo que de melhor se faz no âmbito da percussão escolar. Ambicionamos associar ritmos energéticos a coreografias irreverentes que deixem todos contagiados de ritmo.
Os alunos inscritos adquirem capacidade de concentração, disciplina, trabalho de grupo e competências musicais que levarão consigo vida fora.
As sessões de trabalho serão um misto de aula/ensaio e realizam-se à quarta-feira, pelas 14:30 horas, no Polidesportivo da EB Diogo Bernardes.
A orquestra terá orientação de Rafael Freitas, diretor dos Gaiteiros de Bravães e músico multiinstrumentista noutros projetos locais, e contará com o apoio dos docentes de Educação Musical do nosso Agrupamento.
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca