Erasmus +, por Terras Turcas
Erasmus +, por Terras Turcas
Dando sequência ao projeto Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”, seis alunos do 9.º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de participar na terceira mobilidade prevista. Desta vez, estes alunos deslocaram-se à Turquia, entre os dias 21 e 25 de novembro. À semelhança da mobilidade anterior, após uma longa viagem, foram recebidos pela escola anfitriã Safak Okullari e, posteriormente, pelas famílias que, generosa e carinhosamente, os acolheram durante toda a semana.
No primeiro dia, os alunos portugueses juntaram-se aos restantes parceiros da Grécia, Chéquia e Roménia. Após a sessão de boas-vindas, os alunos foram acolhidos por vários professores e convidados a participar em diferentes aulas de várias disciplinas. Puderam também assistir a um concurso, apresentado em inglês, para a eleição do melhor e mais criativo “Crazy Bag” (sacos elaborados a partir de matérias recicláveis). Estes sacos foram realizados por alunos com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos. Neste dia, os alunos ainda participaram num “Mud Workshop”, no qual puderam dar largas à veia de artesãos e artesãs do barro.
Na terça-feira, o dia iniciou-se com uma atividade de pintura de objetos retirados da natureza e, seguidamente, quer alunos, quer professores tiveram o seu primeiro contacto com a história e cultura turcas. Devidamente acompanhados por uma guia, foi possível visitar vários locais inesquecíveis: Praça Beyazıt, o Grande Bazaar, as Mesquitas Hagia Sophia e Sultanahmet, também conhecida por Mesquita Azul, a Cisterna da Basílica, o Palácio Topkapi, o bairro Eminönü, a Torre de Galata e a Praça Taksim.
O quarto dia foi também dedicado a atividades de teor histórico e cultural. A manhã foi reservada para um passeio de barco pelo Bósforo. Durante este passeio, que contou também com um almoço, todos os participantes puderam apreciar a cidade de Istambul, mas também participar em momentos musicais e de dança e, ainda, fazer voar papagaios previamente decorados com elementos da natureza. A tarde foi dedicada à visita ao Palácio Dolmabahçe.
Na quinta-feira, após curtas atividades em sala de aula, os grupos foram convidados a atravessar a Ponte do Bosforo e transitar para o continente asiático. Já neste continente foi possível visitar o Grande Monte Çamlica, bem como o Jardim Botânico, onde participaram numa caça ao tesouro e puderam plantar carvalhos.
Finalmente, no derradeiro dia, todos os participantes seuniram para, juntamente com alunos do pré-escolar da escola turca, pintar e decorar uma faixa onde se inscreveu o lema deste projeto “Save the Nature, Save the Future”. Este momento foi também aproveitado para a plantação de uma árvore como símbolo de uma amizade duradoura entre os elementos dos países participantes. Esta mobilidade terminou com a cerimónia de entrega dos certificados de participação a todos os envolvidos.
Tal como nas mobilidades anteriores, esta foi uma experiência inesquecível e extremamente enriquecedora. Os alunos foram presenteados com uma oportunidade única de crescimento que foi plenamente aproveitada pelos mesmos. Ao longo de toda a semana, os nossos alunos tiveram um desempenho “muito bom”: adquiriram plenamente os conhecimentos previstos de uma forma autónoma, revelando sempre uma atitude de entreajuda com os parceiros, respeitando sempre a diferença e semelhança cultural, e demonstraram uma grande capacidade de adaptação a novas situações e novos desafios, contribuindo colaborativamente para o sucesso das atividades, através da sua participação ativa e responsável.
Sem dúvida que o envolvimento da escola neste projeto Erasmus + tem contribuído para o desenvolvimento dos princípios, áreas de competência e valores previstos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória dos alunos participantes. É um projeto que convida ao desenvolvimento da flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor, bem como à construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.
Resta referir que, no próximo mês de março, será a vez da nossa escola receber os nossos colegas da Grécia, Chéquia, Roménia e Turquia. Estamos ansiosos pela oportunidade de criar e organizar excelentes momentos de aprendizagem e de demonstrar como bem sabemos acolher tão bem aqueles que nos visitam. Será, então, o momento de dizer “Welcome to Portugal! Welcome to Ponte da Barca!”