Erasmus +, por Terras Turcas

Quarta, 07 dezembro 2022

Erasmus +, por Terras Turcas

2212 erasmus turquia01 2212 erasmus turquia02  2212 erasmus turquia03 2212 erasmus turquia04 2212 erasmus turquia05

 2212 erasmus turquia06 2212 erasmus turquia072212 erasmus turquia08

Dando sequência ao projeto Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”, seis alunos do 9.º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de participar na terceira mobilidade prevista. Desta vez, estes alunos deslocaram-se à Turquia, entre os dias 21 e 25 de novembro. À semelhança da mobilidade anterior, após uma longa viagem, foram recebidos pela escola anfitriã Safak Okullari e, posteriormente, pelas famílias que, generosa e carinhosamente, os acolheram durante toda a semana.

No primeiro dia, os alunos portugueses juntaram-se aos restantes parceiros da Grécia, Chéquia e Roménia. Após a sessão de boas-vindas, os alunos foram acolhidos por vários professores e convidados a participar em diferentes aulas de várias disciplinas. Puderam também assistir a um concurso, apresentado em inglês, para a eleição do melhor e mais criativo “Crazy Bag” (sacos elaborados a partir de matérias recicláveis). Estes sacos foram realizados por alunos com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos. Neste dia, os alunos ainda participaram num “Mud Workshop”, no qual puderam dar largas à veia de artesãos e artesãs do barro.

Na terça-feira, o dia iniciou-se com uma atividade de pintura de objetos retirados da natureza e, seguidamente, quer alunos, quer professores tiveram o seu primeiro contacto com a história e cultura turcas. Devidamente acompanhados por uma guia, foi possível visitar vários locais inesquecíveis: Praça Beyazıt, o Grande Bazaar, as Mesquitas Hagia Sophia e Sultanahmet, também conhecida por Mesquita Azul, a Cisterna da Basílica, o Palácio Topkapi, o bairro Eminönü, a Torre de Galata e a Praça Taksim.

O quarto dia foi também dedicado a atividades de teor histórico e cultural. A manhã foi reservada para um passeio de barco pelo Bósforo. Durante este passeio, que contou também com um almoço, todos os participantes puderam apreciar a cidade de Istambul, mas também participar em momentos musicais e de dança e, ainda, fazer voar papagaios previamente decorados com elementos da natureza. A tarde foi dedicada à visita ao Palácio Dolmabahçe.

Na quinta-feira, após curtas atividades em sala de aula, os grupos foram convidados a atravessar a Ponte do Bosforo e transitar para o continente asiático. Já neste continente foi possível visitar o Grande Monte Çamlica, bem como o Jardim Botânico, onde participaram numa caça ao tesouro e puderam plantar carvalhos.

Finalmente, no derradeiro dia, todos os participantes seuniram para, juntamente com alunos do pré-escolar da escola turca, pintar e decorar uma faixa onde se inscreveu o lema deste projeto “Save the Nature, Save the Future”. Este momento foi também aproveitado para a plantação de uma árvore como símbolo de uma amizade duradoura entre os elementos dos países participantes. Esta mobilidade terminou com a cerimónia de entrega dos certificados de participação a todos os envolvidos.

Tal como nas mobilidades anteriores, esta foi uma experiência inesquecível e extremamente enriquecedora. Os alunos foram presenteados com uma oportunidade única de crescimento que foi plenamente aproveitada pelos mesmos. Ao longo de toda a semana, os nossos alunos tiveram um desempenho “muito bom”: adquiriram plenamente os conhecimentos previstos de uma forma autónoma, revelando sempre uma atitude de entreajuda com os parceiros, respeitando sempre a diferença e semelhança cultural, e demonstraram uma grande capacidade de adaptação a novas situações e novos desafios, contribuindo colaborativamente para o sucesso das atividades, através da sua participação ativa e responsável.

Sem dúvida que o envolvimento da escola neste projeto Erasmus + tem contribuído para o desenvolvimento dos princípios, áreas de competência e valores previstos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória dos alunos participantes. É um projeto que convida ao desenvolvimento da flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor, bem como à construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.

Resta referir que, no próximo mês de março, será a vez da nossa escola receber os nossos colegas da Grécia, Chéquia, Roménia e Turquia. Estamos ansiosos pela oportunidade de criar e organizar excelentes momentos de aprendizagem e de demonstrar como bem sabemos acolher tão bem aqueles que nos visitam. Será, então, o momento de dizer “Welcome to Portugal! Welcome to Ponte da Barca!”

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca