Agrupamento partilha projetos em reunião da DGEstE
Agrupamento partilha projetos em reunião da DGEstE
Três projetos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca foram apresentados em reunião de “microrrede temática de partilha”, promovida pela Equipa Regional do Norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).
A sessão por videoconferência, contou com a presença do Diretor do agrupamento que deu início à apresentação e dos professores, Renato Ferreira, Lucília Oliveira, Gabriela Beato e Cristina Leitão que deram a conhecer as dinâmicas educativas do “Opiniões de Segunda”, do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia” e do projeto a “Inevitabilidade da Razão ”.
A participação do Agrupamento surgiu na sequência de um convite formulado pelo CENFIPE (Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/escolas associadas do Alto Lima e Paredes de Coura), constituindo uma excelente oportunidade de partilha de práticas sobre o tema “A voz dos alunos e dos encarregados de educação”. O encontro contou com a participação de cerca de 40 agrupamentos que assistiram à apresentação. Para além da presença dos professores contamos ainda com a exibição de alguns filmes realizados por alunos do 11.º ano, que quiseram deixar o seu testemunho na primeira pessoa sobre a importância e o desafio que tem sido o recente projeto, “A inevitabilidade da razão”.
A participação que mereceu grande destaque e rasgados elogios por parte da tutela foi, sem dúvida, a intervenção do aluno Valentim Cerqueira, do 5.º ano de escolaridade, que apresentou a linha editorial, a dinâmica de participação dos alunos e as fases do processo de produção do programa de Rádio do Agrupamento “Leituras e Companhia”. de forma extremamente eloquente.
As sessões possibilitaram ainda um interessante e produtivo debate em torno do tema em análise, com a participação ativa de representantes da Tutela, de Centros de Formação de Professores e de agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas.
A Organização