Inauguração da instalação escultórica “Monelha Brava”

Terça, 13 junho 2023

Inauguração da instalação escultórica “Monelha Brava”

2306 monelha brava

Realizou-se no passado dia 12 de junho, no Mercado Pombalino, Jardim dos Poetas e no Auditório Municipal em Ponte da Barca, a 1.ª edição do Performare Ponte da Barca e a Galiza, projeto do AEPB, patrocinado pela OEI, em colaboração com o Plano Nacional das Artes.

O evento contou com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas, professor Carlos Louro e diversos convidados e entidades locais, nomeadamente, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, a Vereadora da Cultura, Rosa Arezes e o coordenador intermunicipal do PNA, Paulo Lima.

A sessão dirigida no Auditório Municipal contou ainda com a presença, por meios telemáticos, da subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, da diretora da Organização de Estados Ibero-Americanos, Drª Ana Paula Laborinho e ainda da coordenadora, Tânia Diniz.

Desde janeiro de 2023, temos contado com a presença da escultora, Patrícia Oliveira, reconhecida pela sua ação no âmbito de múltiplos projetos, dedicando-se no agrupamento a colaborar com novos métodos de ensino e aprendizagem, que colocam as artes performativas na centralidade da aprendizagem. Assim, surgiu o Projeto denominado - Performare Ponte da Barca e a Galiza que levou a escultora ao encontro da Escola de Xurês-Lóbios, através de oficinas/workshops realizados durante o mês de junho.

Contou também com a participação do grupo de Música, Gaiteiros de Bravães, APPACDM e outros projetos do agrupamento, envolvendo mais de 400 alunos, desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade.

A apresentação dos processos culminou com a inauguração de uma instalação escultórica apresentada a toda a comunidade educativa, no 12 de junho, no Mercado Pombalino e, numa segunda parte, no Auditório Municipal de St. º António do Buraquinho. A produção do vídeo onde se dá a conhecer o projeto, e que foi divulgado na newslewtter do PNA, DGE e pela OEI, foi da responsabilidade do professor Emanuel Cruz.

A dinamização do evento esteve a cargo da coordenadora do Plano Nacional das Artes, da artista residente, Rafael Freitas (Gaiteiros de Bravães) com o Grupo de Bombos Catrapana e os Baquetas ao Rubro, da APPACDM de Ponte da Barca.

Um agradecimento imenso a todos os que participaram, APPACDM, Rafael Freitas, assistentes operacionais, professores e professoras, Emanuel Cruz, José Freiria, Sandra Fernandes, Daniela Pereira, às professoras do primeiro ciclo que acompanharam as turmas do 3.º A e 4.ºC e demais docentes que com grande entusiasmo aderiram às sessões criadas pela Patrícia Oliveira. A todos, muito obrigada.

A organização

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca