Visita de estudo dos Cursos Profissionais
Visita de estudo dos Cursos Profissionais
No dia 29 de novembro, as turmas dos cursos profissionais Técnico de Comércio e Técnico Multimédia, acompanhadas pelas professoras Constança Rodrigues, Raquel Gonçalves e Paula Lopo, realizaram uma visita de estudo a diferentes espaços na cidade de Viana do Castelo.
No âmbito dos módulos em estudo nas três disciplinas, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o armazém da Canevi, empresa de vendas ao público e online, que durante a pandemia se tornou um fenómeno de vendas à escala mundial. A visita foi guiada pela CEO da empresa, Patrícia Martins, que explicou aos discentes o circuito de entrada e saída de mercadoria, mostrou o espaço onde ocorrem os diretos e ainda partilhou algumas técnicas do marketing online.
De seguida, o curso de Técnico de Comércio esteve numa reunião na Associação Empresarial de Viana do Castelo. O presidente da associação, Manuel Cunha Júnior, elucidou os alunos sobre a função da associação e o seu raio de ação, os desafios atuais que o comércio local enfrenta, como se cria uma empresa, entre outros. Para terminar, os alunos dirigiram-se ao supermercado Aldi onde, guiados pela gerente Marlene Pereira, puderam visitar os “bastidores” e conhecer os métodos de trabalho deste supermercado.
Simultaneamente, os alunos do curso Técnico de Multimédia visitaram o Museu do Traje e o Museu das Artes Decorativas.
O Museu do Traje de Viana do Castelo, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004, possui a missão de estudar a cultura popular, preservar e desenvolver o património. Fundado em 1997, tem como principal objetivo estudar e divulgar a identidade e o património etnográfico vianense através do traje à vianesa. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar as coleções representativas da natureza e do homem alto-minhoto, compreendendo a sua história e relevância cultural.
Já o Museu de Artes Decorativas, igualmente integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2002, enriqueceu a visita ao proporcionar um olhar detalhado sobre bens culturais e a sua valorização. Os alunos puderam aprofundar a sua compreensão sobre a constituição e transmissão da memória de um povo e da sua identidade através da investigação, exposição e interpretação das artes decorativas. Os objetivos do museu incluem não apenas a divulgação das coleções, mas também a colaboração na salvaguarda e estudo do património cultural, contribuindo para a sua defesa e promoção.
Esta experiência cultural de relevância significativa para a compreensão e valorização do património etnográfico e artístico da região, permitiu aos alunos uma visão abrangente e enriquecedora do património cultural e etnográfico da região de Viana do Castelo, estabelecendo uma conexão significativa entre a teoria estudada em sala de aula e a prática do conhecimento adquirido na visita aos museus.