“Missão Sem Abrigo” – PORTO

Sexta, 02 fevereiro 2024

“Missão Sem Abrigo” – PORTO

2402 missao sem abrigo01 2402 missao sem abrigo02 2402 missao sem abrigo03

2402 missao sem abrigo04 2402 missao sem abrigo05 2402 missao sem abrigo06 2402 missao sem abrigo07

No sábado passado, dia 20 de janeiro, um grupo de alunos da turma C do 12.º ano, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, participaram numa missão solidária na cidade do Porto.

A atividade, intitulada “Missão Sem Abrigo”, foi articulada com a Comunidade dos Missionários Combonianos da Maia e consistiu na distribuição de alimentação, vestuário e produtos de higiene às pessoas em condição de Sem-Abrigo.

Ajudar aqueles que não têm acesso aos seus direitos mais básicos foi uma experiência inesquecível que proporcionou um horizonte mais amplo a nível cultural, histórico e social. Além disso, permitiu conhecer e conviver com pessoas e realidades diferentes, o que possibilitou alargar aprendizagens e competências.

Num mundo conturbado pela violência e desigualdades sociais, cabe a cada um de nós despertar para a realidade da pobreza. Através da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e do Clube da Solidariedade e Voluntariado, tivemos a oportunidade de contribuir para ajudar as pessoas em condição de Sem-Abrigo, os mais vulneráveis da sociedade. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora, uma oportunidade para fazer a diferença na vida de alguém, dar um momento de carinho e conforto àqueles que pouco ou nada têm, para além de um sorriso.

Fomos muito bem recebidos, quer na Comunidade dos Missionários Combonianos da Maia, onde encontramos um ambiente acolhedor e onde tivemos importantes momentos de partilha, reflexão e convívio, quer na rua, pelas pessoas socialmente fragilizadas com problemas muito complexos de saúde física e mental, dependências e prostituição. Foram muitas as pessoas, nacionais e estrangeiros, que nos procuraram na busca de tudo aquilo que disponibilizamos, normalmente jovens.

Foi uma experiência para a vida que jamais esqueceremos e que desejamos repetir. Experiência que nos transforma por dentro, tornando-nos seres humanos melhores, e que nos transporta para a ação, na convicção de tornar o mundo melhor.

Alunos do 12.º C do Clube de Voluntariado e Solidariedade

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca