Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2015, o dia 11 de fevereiro como Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, em reconhecimento do papel fundamental que as mulheres desempenham na comunidade científica e tecnológica.
Como tem sido prática nos dois últimos anos, o grupo disciplinar de Física e Química dinamizou uma sessão com investigadoras, antigas alunas da nossa Escola, cujo objetivo foi reconhecer e homenagear o papel fundamental das mulheres barquenses no campo científico, mas também dar a conhecer aos alunos a importância que o ensino básico e secundário teve nas escolhas e sucessos que alcançaram.
Uma vez que esta atividade tem sido muito gratificante, este ano optou-se por sair do espaço escola, de modo a permitir e promover a partilha da atividade à comunidade. Em articulação com o Município, a sessão foi dinamizada a partir da Casa do Conhecimento. Sara Neves e Rosana Monteiro presencialmente, Irina Amorim por videoconferência, Cláudia Brito e Inês Gomes deixaram o seu testemunho em vídeo e, devido a um imprevisto, Juliana Alves não pôde estar presente.
Cada uma partilhou detalhes sobre os seus percursos académicos e profissionais, destacando os desafios enfrentados e as oportunidades encontradas nas suas áreas de atuação dentro das ciências. Além de destacar a importância da persistência e da determinação na procura pelos sonhos, as convidadas enfatizaram a necessidade contínua de trabalhar pela igualdade de género na ciência, apesar de reconhecerem que neste campo já muito foi feito para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e reconhecimento que os homens.
Mais uma vez, foi um privilégio ouvir e aprender com estas barquenses, numa experiência enriquecedora, especialmente considerando que todas elas iniciaram a sua vida académica em Ponte da Barca.
O grupo disciplinar de Física e Química agradece às “nossas” investigadoras e ao Município pela disponibilidade e colaboração.
Grupo Disciplinar de Física e Química.