A disciplina é indiferente, o amor é a lição!
A disciplina é indiferente, o amor é a lição!
Todos os anos, no dia 14 de fevereiro, comemora-se o dia do Amor, também vulgarmente apelidado de dia dos namorados… Com a colaboração do Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), a Equipa de Promoção de Educação para a Saúde promoveu a atividade “A disciplina é indiferente, o amor é a lição!”. A atividade teve como objetivo envolver os alunos numa análise aprofundada do conceito de Amor, permitindo uma abordagem multidisciplinar promovendo o debate construtivo entre diferentes perspetivas.
Como "input" / atividade introdutória ao debate proposto, foi feita a leitura e a reflexão sobre a crónica publicada na rubrica "Opiniões de Segunda".
Esta crónica aborda a questão do "amor", principalmente na adolescência, e foca aspetos importantes, tais como a valorização do amor próprio e a não banalização/ aceitação de atitudes abusivas.
Os alunos foram convidados, partindo da reflexão desenvolvida, a dar continuidade à frase “Amor é…”
Os textos foram afixados nos expositores “O Amor é…” nas escolas do agrupamento.
As mensagens são inspiradoras! Visitem os expositores!
E uma vez que o amor é um fenómeno neurobiológico complexo, o “Aqui há Ciência” dessa semana deu resposta à pergunta: Estás apaixonado(a)? Há uma resposta bioquímica precisa?!
Mas não se falou só em “amor” em língua materna. Os alunos de Espanhol pretenderam relembrar a importância do respeito por si próprio e pelos outros nas diversas relações interpessoais e, mais concretamente, nas relações amorosas. Para esse efeito, elaboraram slogans apelativos de combate ao “acoso sexual”, a saber, à “violência no namoro”.
Promoção de Educação para a Saúde