Exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar", na Escola Secundária de Ponte da Barca
Exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar",
na Escola Secundária de Ponte da Barca
A partir do dia 8 e até ao dia 22 de abril de 2024 está patente no Bloco C da Secundária, a exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar".
A iniciativa, coordenada pela professora Lucília Oliveira e com a colaboração dos alunos da turma 11.º D do Curso Profissional Técnico de Multimédia do AEPB, visa proporcionar uma reflexão sobre as memórias da Guerra do Ultramar, no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O projeto contou com a participação ativa dos alunos, que, juntamente com familiares e amigos, realizaram uma recolha de materiais, sobretudo fotografias, e ouviram testemunhos sobre a experiência vivida durante a Guerra no Ultramar. Esses materiais foram posteriormente utilizados na montagem dos cartazes da exposição.
O acervo de fotografias em exposição foi gentilmente cedido por António Fernando de Oliveira, soldado de Ponte da Barca combatente na Guerra do Ultramar entre 1967 e 1969, assim como por Augusto Cerqueira da Costa e Francisco Costa, combatentes em Angola entre 1968 e 1969.
A exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar” pretende dar a conhecer e refletir sobre um período histórico significativo da história de Portugal, através das memórias pessoais e documentação fotográfica dos combatentes.
Esta iniciativa é uma realização do Projeto Cultural de Escola e reforça o compromisso da Escola Secundária de Ponte da Barca em promover a educação histórica e cultural dos seus alunos e da comunidade em geral.