Diogo Bernardes a caminhar
Diogo Bernardes a caminhar
Não metas água… a caminhar
Corria o dia vinte e um de março e o alvoroço matinal apresentava alunos do 2.º ciclo da Diogo Bernardes prontinhos para escalar, por montes e picadas, o percurso até Santa Rita.
Aproveitando as ideias subjacentes ao projeto “Não metas água!”, e tendo em atenção o Dia Mundial da Árvore e o equinócio da primavera, os Diretores de Turma do 2.º ciclo desafiaram os alunos a participarem numa caminhada.
Preparativos, burocracias, papeladas, ofícios, tudo se (en)caminhou para a concretização da atividade. Dava gosto ver a alegria dos alunos estampada no rosto, até porque não teriam aulas como habitualmente.
Partimos ordeiramente. Caminhamos calmamente. Falamos informalmente. Reforçamos a nossa alimentação. E pouco passava das onze horas, quando aportamos em Santa Rita. Era o fim da primeira etapa.
Seguiu-se a plantação de árvores, ato mais do que simbólico até porque tiveram direito a um nome. E que nomes?!
A hora do almoço já se aproximava. Mais umas atividades lúdicas, onde a música e a animação não faltaram, até porque importava preparar a tarde que se aproximava.
Pelas catorze e trinta, dissemos adeus a Santa Rita. Um percurso diferente, que exigia um pouco mais de esforço. Andamos, andamos…e, finalmente, chegamos ao ponto de partida. Cansados, exaustos, mas felizes!
Era o fim de mais um dia na escola, diferente, mas exigente. Que a mensagem tenha passado bem para todos: conservar a natureza, evitar a desflorestação e…não meter água!
Os DT 2C