Um Pouco de História…

Sexta, 10 maio 2024

Um Pouco de História…

2405 dia da mae

A celebração do Dia da Mãe remonta à antiguidade clássica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, mãe dos deuses. Já os romanos, no início de março, homenageavam durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses.

Os Estados Unidos da América foi o primeiro país a oficializar o Dia da Mãe, no início do século XX. Tudo começou no ano de 1850 com o trabalho de Ann Jarvis, uma ativista que atuava para combater a mortalidade infantil na comunidade onde morava. A primeira celebração do Dia da Mãe aconteceu em 1908, com um memorial criado por Anna Jarvis, filha da Ativivista em homenagem à sua mãe. A atuação da filha mobilizou outras pessoas e, em 1910, a comemoração foi oficializada no seu estado, a Virgínia Ocidental.

Em Portugal, o Dia da Mãe começou por ser comemorado a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. A data foi alterada para o primeiro domingo de maio na década de 1970. Pelos quatro cantos do mundo, comemora-se o Dia da Mãe, mas a data varia consoante o país. Nos EUA, por exemplo, o Dia da Mãe é no segundo domingo de maio e no Reino Unido é no último domingo da Quaresma.

Apesar da data em si ser diferente, o objetivo é comum: mostrar apreço pelas mães através de gestos como presentes, cartões e outras formas de reconhecimento.

Assim, no próximo dia 5 de maio celebramos mais um Dia da Mãe. Além dos presentes originais, esta é uma data para ser aproveitada da melhor forma, com um dia verdadeiramente agradável e inesquecível.

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca