Palestra sobre Saúde Mental em Crianças e Adolescentes: Prevenção e Caminhos para a Mudança que promovam o Bem-Estar
Palestra sobre Saúde Mental em Crianças e Adolescentes:
Prevenção e Caminhos para a Mudança que promovam o Bem-Estar
No dia 9 de setembro do ano em curso, pelas 14h30, realizou-se no auditório do bloco C do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, uma palestra dedicada à saúde mental em crianças e adolescentes, proferida pela Dra. Eduarda Carvalheira.
O evento foi dirigido aos diretores de turma, professores titulares de turma e educadoras de infância, com o objetivo de sensibilizar para os problemas de saúde mental, que afetam estas faixas etárias, e fornecer conhecimentos e abordagens que possam enriquecer as práticas dos profissionais de educação.
A palestra também destacou a importância do trabalho colaborativo entre professores, famílias e técnicos, para a eficácia das intervenções e o suporte adequado às crianças e adolescentes.
Além dos assuntos anteriormente abordados, foram referenciados a estigmatização associada à saúde mental, sinais de alerta, aos quais os profissionais devem estar atentos, e as várias perturbações que podem surgir ao longo do desenvolvimento. Foram apresentadas ainda estratégias práticas para lidar com algumas destas situações, recorrendo a um ambiente educativo acolhedor, compreensivo e, consequentemente, inclusivo.
A sessão culminou com um debate aberto, onde os participantes puderam partilhar reflexões e discutir casos concretos apresentados. Houve um envolvimento ativo dos presentes, resultando numa troca de experiências enriquecedora.
A palestra foi considerada de grande interesse e utilidade, destacando a importância de formar e informar os profissionais de educação sobre este tema crucial.
Agradecemos a presença e o empenho de todos os participantes, bem como salientamos a importância da intervenção da palestrante e o impacto positivo que proporcionou.
É de referir que a Dra. Eduarda Carvalheira, a palestrante, foi ex-aluna da nossa escola, o que tornou o evento ainda mais especial, demonstrando a influência significativa que esta experiência teve na formação e percurso de vida.
Serviço de Psicologia e Orientação