"Dislexia: intervenção pedagógica diferenciada na Escola”
"Dislexia: intervenção pedagógica diferenciada na Escola”
Com o objetivo de sensibilizar a escola para a resposta educativa adequada no domínio do estudo da dislexia, e para corresponder aos anseios demonstrados pela comunidade educativa, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, em colaboração com o CENFIPE e com a AssociaçãoPortuguesadeDislexia (Dislex), levou a cabo uma ação de Formação de Curta Duração, no turno da tarde do passado dia 26 de fevereiro. Nela marcaram presença mais de meia centena de agentes da comunidade, de entre os quais: alunos, encarregados de educação, educadores e professores.
A palestrante conta com um currículo, e uma presença ativa na área da dislexia, da qual se lhe deve tirar o chapéu! Pode usar o link para consultar a biografia da Doutora Helena Serra:https://refiil.esepf.pt/?page_id=466
A palestra decorreu num ambiente de excelente exposição, o público alvo foi atento, participativo e criaram-se momentos tanto de partilha de conhecimentos, como de inquietudes e de emoções. Desenvolveram-se temas tais como:
- Conceito de dislexia, de disortografia e de discalculia;
- A importância da avaliação compreensiva do aluno;
- Intervenção específica por docentes com formação;
- Cuidados a observar em sala de aula;
- O papel da família no acompanhamento do aluno;
- A dislexia em primeira pessoa (relato de alunos);
- Espaço de debate e de questões.
Ficou registada, com agrado, a boa receção da iniciativa, principalmente por parte do corpo docente, e foi com satisfação que se ouviram verbalizações de reconhecimento por parte dos participantes. Ainda bem que foi uma tarde profícua e que daquele tempo empregue se trouxeram outras ferramentas que vão contribuir para uma melhoria do ensino no nosso agrupamento.
Fica o desafio para que se desenvolvam outras iniciativas, na área da dislexia, que se venham a verificar necessárias e úteis à comunidade educativa!
O professor dinamizador,
Eugénio Martins