Visita de Estudo a Conímbriga/Mosteiros
Visita de Estudo a Conímbriga/Mosteiros
Nos dias 8 e 9 de maio, os alunos do 10.º ano, turma B e C, Curso Científico Humanísticos de Ciências Económicas; Línguas e Humanidades e Artes Visuais, realizaram, em parceria com os alunos do Curso Científico Humanístico de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais, do Agrupamento de Valdevez, uma visita de estudo. As razões justificativas desta visita prenderam-se, sobretudo, com a possibilidade de os alunos poderem contactar com as realidades estudadas e assim alicerçar as aprendizagens adquiridas na escola com a observação in loco e de consolidar a necessidade de preservar o património cultural. Neste pressuposto, partimos da Escola Secundária, já na companhia dos alunos e professoras de Arcos de Valdevez, e fizemos a primeira paragem em Condeixa-a-Nova para visitarmos as ruínas da cidade romana de Conímbriga e respetivo museu, cujo acervo é exclusivamente composto pelos materiais arqueológicos aí recolhidos. Prosseguimos viagem, rumo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, onde, de uma forma muito didática e apelativa, os alunos fizeram uma viagem no tempo até 1385, através de um espetáculo multimédia, num espaço interior, complementada por um percurso no exterior, no campo de batalha, esclarecedor relativamente à vitória do exército português face ao gigantesco exército castelhano e que garantiu a nossa independência. Prosseguimos viagem e terminamos a jornada com um belo passeio, no fim da tarde, nos Passadiços da Baía de S. Martinho do Porto onde foi possível observar uma das mais belas paisagens do litoral português. O dia seguinte, foi dedicado aos mosteiros, de Alcobaça e o de Santa Maria da Vitória, Batalha, onde foi possível reconhecer os mosteiros medievais como espaços de autossuficiência, como centro de conhecimento e de cultura, identificando os diferentes espaços funcionais, e, sobretudo, onde foi possível apreciar duas joias artísticas do estilo gótico.
Finda a visita, ficou a sensação do dever cumprido: o contacto com realidades conhecidas, apenas na sala de aula, terá contribuído para uma maior consciencialização, da parte dos alunos, da relevância do aprendido, ampliando o seu conhecimento, integrando os saberes das diferentes disciplinas dando sentido à conceção do saber como um todo. Experiências como esta contribuem para uma formação mais completa e significativa, preconizada no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
As professoras responsáveis