Secretário de Estado visita Agrupamento de Escolas e aplaude trabalho de excelência

Domingo, 15 junho 2025

Secretário de Estado visita Agrupamento de Escolas

e aplaude trabalho de excelência

2506 secretario estado01 2506 secretario estado02 2506 secretario estado03 2506 secretario estado04 2506 secretario estado05

2506 secretario estado06 2506 secretario estado07 2506 secretario estado08 2506 secretario estado09 2506 secretario estado10

“Foi um tremendo gosto visitar o Agrupamento e testemunhar do vosso trabalho de excelência, que tanto beneficia os vossos alunos. Apreciei particularmente o sentido de compromisso e comunidade que une professores, técnicos, auxiliares e alunos, todos em prol de uma educação humanista e de horizontes largos”.

Foi com estas palavras escritas no “Livro de Honra” do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, fez o balanço da sua visita, na tarde desta quinta-feira, à Escola Secundária e à Escola Básica Diogo Bernardes.

A receção à comitiva oficial aconteceu no auditório da Secundária, numa sessão que, para além do Diretor, Carlos Louro, e da Vereadora da Educação e Cultura, Rosa Maria Arezes, reuniu professores, colaboradores e convidados, com o objetivo de, num ambiente informal, proporcionar ao governante uma oportunidade para auscultar preocupações, recolher sugestões, partilhar desafios, e também apresentar algumas linhas de ação para os tempos mais próximos.

O Diretor do Agrupamento abriu a sessão e deu as boas-vindas ao Secretário de Estado, explicando que a visita surgiu na sequência de uma promessa feita à comitiva do Agrupamento que, em Santarém, no dia 26 de fevereiro, partilhou, no Seminário “Aprender a ler, ler para aprender”, as suas experiências de leitura e a dinâmica do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”.

Depois de recordar o lema do Agrupamento – “Transformar vidas, Alimentar sonhos, Projetar carreiras –, Carlos Louro sublinhou que “estamos aqui para construir uma comunidade unida em função do trabalho de pessoas dedicadas. De pessoas acarinhadas e respeitadas. Que optam por não ir pelo caminho fácil. Que optam por ensinar, moralizar, construir e edificar um trabalho para além do óbvio. Porque compreendem bem a existência, neste nosso país, de mundos muito opostos e a tremenda diferença de privilégios e oportunidades. E conhecem bem a realidade de se viver afastado dos centros de decisão”.

Chamou ainda a atenção para alguns dos desafios que marcam o quotidiano da Escola, tal como o risco de o trabalho poder tornar-se exaustivo, nomeadamente, “quando a grande maioria dos profissionais da educação gravita os 60 anos e as exigências na Escola são sempre e cada vez mais de tempos e experiências que exigem novos estudos e preparação”.

O Diretor concluiu com uma mensagem de esperança e otimismo, capaz “de transformar as vidas dos nossos alunos”: “A felicidade é incrível! Tão incrível que não importa se é sua ou não. É algo adorável: uma sociedade cresce bem quando os idosos plantam árvores que vão criar sombras de que nunca desfrutarão!”.

Trabalhar em conjunto

para resolver os problemas

Seguiu-se a intervenção da Vereadora da Educação e Cultura, que, após sublinhar o trabalho de parceria que é cultivado em Ponte da Barca, mobilizando a Câmara Municipal, o Agrupamento e a comunidade educativa, disse estar certa de que “o concelho poderá contar – continuar a contar – com a colaboração da administração central para ultrapassarmos dificuldades e desafios com que nos debatemos”.

A propósito, Rosa Maria Arezes referiu a necessidade do apoio da administração central para reabilitar um parque escolar que foi herdado pelo Município numa situação de grande degradação e que, por isso, reclama uma intervenção urgente.

Outra questão colocada teve a ver com o financiamento do ensino articulado, particularmente no domínio da música, a funcionar há três anos com o Município a suportar os custos na íntegra. Trata-de de “uma aposta reconhecida e enaltecida, pela poderosa mais-valia que representa em termos de formação integral dos nossos jovens, mas é decisivo que a administração central assuma também as suas responsabilidades, garantindo o apoio necessário à continuidade e sustentabilidade desta oferta”, concluiu Rosa Maria Arezes.

No período aberto ao público, houve uma animada interação, com várias pessoas da plateia a partilharem inquietações e a apresentarem situações que, na sua perspetiva, reclamam mudança. Num registo muito transparente e direto, Alexandre Homem Cristo respondeu a todas as interpelações e tomou na devida nota um conjunto de ideias que considerou muito positivas.

Inauguração de um Tríptico Camoniano

e da requalificação da Biblioteca Escolar

O programa incluiu, depois, a inauguração de um mural alusivo ao 5.º centenário do nascimento de Luís de Camões. Trata-se de um tríptico – Camões, a Viagem e o Mostrengo –, construído pelos alunos do Curso de Artes do Ensino Secundário, sob a coordenação dos professores José Carlos Sousa, Emanuel Cruz e Hugo Afonso.

Por sua vez, na Escola Básica Diogo Bernardes, Alexandre Homem Cristo visitou e inaugurou a requalificação da Biblioteca Escolar (BE), uma intervenção de vários milhares de euros que só foi possível graças ao empenho da Direção e ao apoio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), mediante a aprovação da candidatura ao programa “(re)Criar a Biblioteca Escolar”.

O Secretário de Estado fez ainda questão de conhecer pessoalmente os alunos e professores envolvidos no projeto da produção para a “Barca FM” do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”, em curso desde novembro de 2012, sob a responsabilidade da equipa da BE.

O governante inteirou-se, em pormenor, da dinâmica do trabalho, conversou com alguns dos colaboradores que estavam presentes, concedeu uma entrevista ao programa e não se poupou em tecer os mais rasgados elogios à excelência do trabalho.

Biblioteca Escolar

 


 

logos rodape 2425 v3

(C) 2012-2025, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca