Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 22

Terça, 18 março 2025

Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 22

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“Camões: Embarca Engenho e Arte”: Sôbolos rios que vão | Redondilhas de Babel e Sião

2425 camoes22 01Sôbolos rios que vão
Por Babilónia, me achei,
Onde sentado chorei
As lembranças de Sião,
E quanto nela passei.

[…] Ali, depois de acordado,
Co'o rosto banhado em água,
Deste sonho imaginado,
Vi que todo o bem passado
Não é gosto, mas é mágoa.

E vi que todos os danos
Se causavam das mudanças
E as mudanças dos anos;
Onde vi quantos enganos
Faz o tempo às esperanças.

Ali vi o maior bem
Quão pouco espaço que dura;
O mal quão depressa vem,
E quão triste estado tem
Quem se fia da ventura.

[…] Quem do vil contentamento
Cá deste mundo visível,
Quanto ao homem for possível,
Passar logo o entendimento
Para o mundo inteligível.

Ali verá tão profundo
Mistério na suma Alteza,
Que, vencida a Natureza,
Os mores faustos do Mundo
Julgue por maior baixeza.

Ó tu, divino aposento,
Minha pátria singular,
Se só com te imaginar,
Tanto sobe o entendimento,
Que fara se em ti se achar?

Ditoso quem se partir
Para ti, terra excelente,
Tão justo e tão penitente,
Que, depois de a ti subir,
Lá descanse eternamente!

Luís de Camões

Vítor Aguiar e Silva considera este longo poema o “canto penitencial de um homem que sabe que só a fé em Cristo e só a graça de Deus o podem salvar”.

E Vasco Graça Moura afirma que em “Sôbolos rios que vão” Camões “terá intentado conciliar, metafísica e escatologicamente, uma ortodoxia católica e uma das mais estritas conceções pitagóricas de que haverá vestígios na criação literária do século XVI”.

Inspirado no Salmo 136 – “Junto aos rios de Babilónia” –, que chora a deportação dos Judeus para a Babilónia ao mesmo tempo que recorda a Terra Prometida, o poema celebra a Jerusalém celeste e é de uma enorme riqueza, em termos de intertextualidades e de paralelismos, nomeadamente com outras passagens bíblicas, mas, sobretudo, com a obra “Imagem da Vida Cristã”, de frei Heitor Pinto.

São vários os biógrafos e comentadores da obra de Camões que sugerem que o Poeta compôs estas célebres redondilhas na sequência do seu naufrágio, no delta do rio Mecom, quando regressava de Macau para Goa.

Isabel Rio Novo, autora de uma biografia do nosso épico recentemente editada, não partilha, no entanto, esta ideia. Na sua perspetiva, “é improvável que um náufrago descorçoado, com sede, fome, aflito, dispusesse de condições materiais e psicológicas para se entregar à escrita de poemas. Mas é possível – acrescenta a investigadora – que essa espécie de canto penitencial, “tal como os sonetos em tom de elegia dedicados à moça chinesa, tenham começado a ser inconscientemente forjados nessa altura em que mais um transe da fortuna o atingia, roubando-lhe, de uma vez, a riqueza e a mulher que talvez amasse”.

Do que parece não haver dúvidas é de que esta “verdadeira autobiografia espiritual é uma “obra tardia, posterior à publicação de ‘Os Lusíadas’, pois o canto profano (‘a flauta’) é preterido em favor do canto divino (‘a lira dourada’), que ressuma a efemeridade da vida, a iminência da morte, o desejo profundo de conversão. Provavelmente – conclui Isabel Rio Novo –, Camões entrelaçou dois tempos num só: o passado e o presente, o naufrágio real no Extremo Oriente e o naufrágio metafórico da sua alma angustiada”.

Na parte final deste poema de rara beleza, Sião deixa de ser o passado, a mulher amada, e transforma-se na Jerusalém celeste, na Bem-aventurança. O amor mundano projeta o reflexo do amor divino:

“Ditoso quem se partir
Para ti, terra excelente,
Tão justo e tão penitente,
Que, depois de a ti subir,
Lá descanse eternamente!”

Cinco séculos volvidos, na Quaresma de 2025, Camões continua a espalhar Engenho e Arte!

Fonte: Isabel Rio Novo, “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões”, Lisboa, Contraponto, 2024, pp. 672; 389-390; 547.

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