I Torneio AEC de Xadrez em Ponte da Barca
I Torneio AEC de Xadrez em Ponte da Barca
No passado sábado, 17 de maio de 2025, o Pavilhão Municipal de Ponte da Barca foi palco do I Torneio AEC de Xadrez, reunindo dezenas de alunos do 1.º ciclo das Escolas Básicas de Crasto, de Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Cooperativa Múltipla Escolha e com o apoio do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, marcou o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Xadrez.
Este evento destacou-se como uma celebração do espírito desportivo, da concentração e do talento dos jovens alunos, reforçando a importância das atividades extracurriculares no desenvolvimento das competências dos estudantes.
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca endereça os parabéns a todos os participantes e vencedores deste primeiro torneio de Xadrez.
Exposição celebra património de Camões e de Vasco da Gama
Exposição celebra património de Camões e de Vasco da Gama
“Celebrando Vasco da Gama e Luís de Camões: o canto da viagem de Belém a Calecute” é o título da exposição que está patente ao público no átrio do bloco C da Escola Secundária de Ponte da Barca.
Inserida no âmbito das celebrações do V centenário do nascimento de Camões (1524-1580) e do V centenário da morte de Vasco da Gama, que aconteceu em Cochim (Índia), no dia 24 de dezembro do ano em que nasceu o nosso épico, a exposição centra-se na viagem da armada de Gama à Índia (1497-1498), “por mares nunca de antes navegados” (“Os Lusíadas”, I, 1), e no seu forte impacto global, na medida em que deu “novos mundos ao mundo” (II, 45) e ofereceu à Humanidade horizontes até aí impensados.
A caminho dos 527 anos da chegada da armada à Índia, que terá acontecido a 20 de maio de 1498, a mostra apresenta uma visita guiada a esta aventura, desde a partida no Restelo, em Lisboa, a 8 de julho de 1497, tendo como orientação o texto d’”Os Lusíadas”.
De facto, no seu projeto de exaltação do “peito ilustre lusitano” (I, 3), Camões escolheu este feito grandioso para ser a trave-mestra da sua epopeia, a ponto de a narração da viagem ocupar vários cantos da epopeia.
Na sessão de abertura participaram o Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, e ainda Guilherme Silva, aluno do 12.º ano que faz parte do Conselho Geral. Nas suas intervenções, falaram da importância da viagem e do seu impacto científico e cultural e também da força do sonho e da resiliência para levar a cabo projetos relevantes.
Organizada pela Biblioteca Escolar, com recurso a materiais produzidos pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, a mostra contou com a preciosa colaboração das assistentes operacionais em exercício no bloco C.
Biblioteca Escolar
Feira Tradicional Escolar anima Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Feira Tradicional Escolar anima Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Nos dias 14 e 15 de maio, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca voltou a dar vida à sua já emblemática Feira Tradicional Escolar, recriando o ambiente das feiras de antigamente e envolvendo toda a comunidade educativa numa verdadeira celebração das tradições locais.
Ao longo dos dois dias, as Escolas Básicas de Crasto, de Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes, transformaram-se num autêntico mercado popular, com bancas coloridas, produtos regionais, trajes típicos e aromas que transportaram alunos, professores, assistentes operacionais e famílias para outras épocas. Não faltaram a animação e a venda de iguarias confecionadas pelas diversas turmas.
A iniciativa teve como principal objetivo valorizar o património cultural e promover o espírito de partilha, cooperação e pertença. O envolvimento entusiástico de toda a comunidade escolar foi essencial para o sucesso do evento, que se afirma cada vez mais como um momento alto do calendário letivo.
A Feira Tradicional Escolar é mais do que uma atividade — é uma experiência educativa viva, onde se cruzam saberes, gerações e memórias, contribuindo para a formação integral dos alunos e para o reforço da identidade local.
As Educadoras e Professoras agradecem a colaboração de todos, nomeadamente, da autarquia, dos assistentes operacionais, dos pais e encarregados de educação.
Escola dinamiza “Le jour de la France en Europe” com mostra dedicada a figuras francófonas
Escola dinamiza “Le jour de la France en Europe” com mostra dedicada a figuras francófonas
No âmbito da Semana da Europa, o grupo de Francês promoveu a atividade “Le jour de la France en Europe”, destacando-se uma exposição de trabalhos dos alunos sobre personalidades de expressão francesa. A iniciativa, integrada no Plano Anual de Atividades, visou valorizar a diversidade cultural europeia e incentivar a aprendizagem ativa da língua.
Aberta à comunidade educativa, a mostra apresentada num estendal reuniu trabalhos sobre figuras do mundo francófono em áreas como música, cinema, moda, gastronomia, ciência, política, artes e desporto. Para além do enriquecimento linguístico, o projeto promoveu o desenvolvimento de competências comunicativas, interculturais e de trabalho colaborativo.
A atividade enquadrou-se nos objetivos do Projeto Educativo da escola, contribuindo para a qualidade da ação pedagógica, o sucesso escolar e o envolvimento da comunidade. A forte adesão dos alunos e o interesse dos visitantes evidenciaram o impacto positivo da iniciativa.
L’école dynamise “Le jour de la France en Europe” avec une exposition dédiée à des figures francofones
Dans le cadre de la Semaine de l’Europe, le groupe de Français a organisé l’activité “Le jour de la France en Europe”, mettant en valeur une exposition de travaux réalisés par les élèves sur des personnalités francophones. Cette initiative, intégrée dans le Plan Annuel d´Activités, visait à valoriser la diversité culturelle européenne et à encourager l’apprentissage actif de la langue.
Ouverte à la communauté éducative, l'exposition présentée sur un fil a réuni des travaux sur des figures du monde francophone dans des domaines tels que la musique, le ciéma, la mode, la gastronomie, la science, la politique, les arts et le sport. Au-delà de l’enrichissement linguistique, le projet a favorisé le développement de compétences communicatives, interculturelles et de travail collaboratif.
L’activité s’est inscrite dans les objectifs du Projet Éducatif de l’école, contribuant à la qualité de l’action pédagogique, à la réussite scolaire et à l’implication de la communauté.
La forte participation des élèves et l’intérêt manifesté par les visiteurs ont mis en évidence l’impact positif de l’initiative.
Le groupe de Français