O Sono da Morte (Dick Haskins)
Neste primeiro período surgiu-me a ideia de ler um livro policial e na biblioteca da escola o autor que se destacava era Dick Haskins. Foi então que escolhi um livro da sua autoria, “O sono da Morte”. A personagem principal é o próprio autor que se faz passar por um repórter criminologista do Times que tem conhecimentos na Scotland Yeard.
Este livro retrata a morte de um milionário chamado Eric Morgan. A polícia tenta descobrir pistas que levassem ao culpado. Depois da autópsia soube-se que Mr. Morgan tinha sido morto através de uma dose de cianeto injectada no seu corpo. Todas as provas incriminavam a sua própria sobrinha que depois foi encontrada morta com um bilhete, ao lado do seu corpo, que explicava por que tinha morto o seu próprio tio.
Dick Haskins (o próprio autor do livro) que se faz passar por um simples repórter criminologista do Times não ficou contente com a solução do caso, pois pensava que era uma solução muito perfeita para o crime de Eric Morgan. Foi então que o repórter analisou melhor o caso e encontrou novas pistas que o levaram a afirmar que afinal o verdadeiro culpado era o mordomo da casa Morgan que assumia uma outra identidade, mas, na verdade, era irmão do milionário. A sua família pensava que ele tinha morrido na 2ª Guerra Mundial, mas o que o levou a matar o seu irmão foi o facto de ele ter sido sempre considerado a ovelha negra da família.
Gostei muito de ler este livro, pois envolve muita acção e muito “suspense” a partir de uma simples morte de um milionário, mas que leva a uma grande lista de pistas e suspeitos que só Robert Wells e Dick Haskins conseguem descobrir. É um livro que aconselho vivamente a lerem, pois li e a minha imaginação fez-me voar e criar o meu próprio espaço. Este livro pode ser um retrato do que se passa na actualidade, pois através da curiosidade de um simples repórter, este enigma foi resolvido.
Marco Gomes, 11ºB