Técnico Comercial

Perfil Profissional

O Técnico Comercial é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes.

Despacho n.º 13456/2008 de 14 de maio.

Requisitos

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.

Certificação Escolar e Profissional

  • Curso do nível secundário de educação.
  • Qualificação profissional de nível 4 (QNQ/QEQ)

Atividades Principais

  1. Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
  2. Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
    1. Acolher o cliente, identificar as suas necessidades, dar indicações sobre a localização dos produtos e acompanhá-lo quando necessário;
    2. Apresentar os produtos e/ou serviços, suas características e modos de utilização, indicando e demonstrando, quando necessário, as potencialidades dos mesmos e informar os clientes sobre as condições de venda e serviço pósvenda;
    3. Aconselhar o cliente na compra, orientando-o na sua escolha e apresentando alternativas ao produto e/ou serviço, quando necessário.
  3. Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
    1. Calcular o valor da venda dos produtos e/ou serviços, tendo em conta preços, promoções, descontos, créditos, devoluções e outras condições a aplicar;
    2. Preencher a documentação relativa ao processo de venda, nomeadamente, recibos, garantias e outros;
    3. Cobrar a despesa ao cliente procedendo de acordo com diferentes formas de pagamento, nomeadamente, numerário, cartões de crédito e débito, cheques e vales;
    4. Embalar o produto, acondicionando-o de forma adequada, e entregá-lo ao cliente ou providenciar, sempre que necessário, pelo seu transporte.
  4. Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
    1. Proceder à abertura de caixa, contando o dinheiro e outros valores existentes, verificando se o total corresponde ao valor indicado na folha de caixa e providenciando pela existência de trocos;
    2. Proceder ao fecho de caixa, contando o dinheiro e outros valores e preenchendo a folha de caixa com o apuramento dos resultados.
  5. Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
    1. Participar na criação de um ambiente atrativo do estabelecimento, expondo e repondo os produtos e informação sobre os produtos e/ou serviços nas prateleiras e expositores, de acordo com técnicas de exposição que os valorizem, e providenciando pelas condições ambientais adequadas, nomeadamente, de iluminação, temperatura e limpeza;
    2. Participar no desenvolvimento de ações de animação no ponto de venda, com vista à promoção e divulgação de produtos e/ou serviços.
  6. Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
    1. Receber e conferir os produtos e efetuar devoluções quando necessário;
    2. Colocar as etiquetas nos produtos e sempre que necessário, mecanismos de segurança magnética nos mesmos;
    3. Efetuar o controlo de existências, providenciando pela reposição de faltas;
    4. Participar na elaboração de inventários.
  7. Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
  8. Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
  9. Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.
    1. Garantir os procedimentos para o arquivo da documentação utilizada;
    2. Elaborar e manter atualizadas as fichas de clientes.

Plano Curricular

Referenciais de Formação