Perfil Profissional
O técnico/a de comunicação é o profissional apto a participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.
Enquadramento: DL n.º 91/2013, de 10 de julho.
Portaria nº74-A/2013 de 15 de Fevereiro
Circular n.º 3/ANQEP/2018
DL – 55/2018 de 6 de julho
Requisitos
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Certificação Escolar e Profissional
- Curso do nível secundário de educação.
- Qualificação profissional de nível 4 (QNQ/QEQ)
Atividades Principais
- Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.
- Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
- Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos.
- Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.
- Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
- Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
- Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
- Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
- Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
- Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.