Serviço de Psicologia e Orientação - Orientação Escolar e Profissional
Serviço de Psicologia e Orientação
Orientação Escolar e Profissional
O 9.º ano de escolaridade constitui o momento em que, pela primeira vez, a maioria dos jovens é confrontada com escolhas e decisões relativas ao seu futuro escolar e profissional.
Escolher e decidir nem sempre são tarefas fáceis, pois implicam integrar experiências presentes e passadas e procurar um sentido para o futuro. Por isso, é importante que os jovens reflitam sobre as suas experiências de vida, características pessoais e alternativas de formação, de modo a desenvolverem planos realistas e informados nos domínios escolar e profissional.
À luz do que tem acontecido em anos transatos, o Serviço de Psicologia e Orientação vai levar a efeito, no ano letivo em curso, um programa de intervenção vocacional assente numa perspetiva dinâmica, partindo do pressuposto de que é possível e necessário ajustar os projetos vocacionais em diversos momentos e ao longo da vida devido a vários fatores, entre os quais, as constantes e frequentes mudanças no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
O programa supracitado, dirigido aos jovens que frequentam o 9.º ano de escolaridade, envolverá sessões em pequenos grupos e entrevistas individuais, nas quais se desenvolverá uma diversidade de atividades com o objetivo de os apoiar na construção e desenvolvimento dos seus projetos vocacionais.
O horário das sessões de Orientação Escolar e Profissional foi estabelecido com os jovens interessados (sem prejuízo de aulas) que deverão preencher o boletim de inscrição com a anuência dos Encarregados de Educação.
Disponibilizamos um documento de apoio sobre as várias opções de escolha que se colocam a um estudante, na conclusão do Ensino Básico. Porque a melhor escolha é sempre aquela que é realizada de modo consciente, levando em conta as informações sobre si e sobre as alternativas de formação.
Margarida Soares,
Serviço de Psicologia e Orientação