Cursos Profissionais - Oferta Formativa
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Devolução de livros da Biblioteca Escolar
Devolução de livros da Biblioteca Escolar
O empréstimo domiciliário é um serviço prestado ao utilizador que tem como objetivo a cedência de documentos para leitura ou consulta em espaços exteriores à Biblioteca.
Em qualquer circunstância o leitor ou o respetivo encarregado de educação é sempre o exclusivo responsável pelo documento que requisitou, tendo a obrigação de o devolver ou de indemnizar a Biblioteca em caso de dano ou perda do mesmo.
No nosso Agrupamento, temos sempre presente que os documentos da Biblioteca são um bem de todos, pelo que a devolução, para posterior cedência a outro leitor, é uma obrigação que deve ser cumprida. Especialmente nos períodos de transição de ano!
Assim, os alunos que têm em seu poder livros da Biblioteca Escolar para trabalho domiciliário devem proceder à sua devolução, até à próxima quinta-feira, dia 17 de junho.
Ponte da Barca, 14 de junho 2021
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
“Opiniões de Segunda” – O conflito israelo-palestiniano
“Opiniões de Segunda” – O conflito israelo-palestiniano
A guerra é sempre lamentável por todos os horrores que traz consigo. E, se há um conflito que parece eternizar-se no tempo, esse é o israelo-palestiniano.
É para esta situação que Guilherme Afonso chama a atenção. Porque, na sua opinião, o ambiente vivido na região “faz com que a vida dos habitantes destes territórios se torne, lamentavelmente, impossível.”
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 910 - Lista de Ordenação Final (11-06-2021)
Contratação de Escola 2020/2021
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 16 – Grupo 910 – 22 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
Rede de Bibliotecas Escolares reforça apoio ao “EmBarca na Escrita”
Rede de Bibliotecas Escolares
reforça apoio ao “EmBarca na Escrita”
O projeto “EmBarca na Escrita”, dinamizado pela Biblioteca Escolar em articulação com o Grupo Disciplinar de Português, acaba de ser contemplado com um reforço financeiro da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinado à implementação da 2ª fase da Candidatura, mediante o enriquecimento do fundo documental.
A decisão surge na sequência da análise do relatório intercalar do projeto e da apreciação das ações/ atividades já implementadas, nomeadamente, as edições semanais do “Opiniões de Segunda” e do programa de rádio “Leituras e Companhia”.
Recorde-se que o “EmBarca na Escrita” é um projeto aprovado pela RBE, eminentemente orientado para a promoção das literacias da informação, dos “media” e da leitura, para o desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia, e ainda para o exercício da escrita e de uma cidadania ativa.
A qualidade do trabalho desenvolvido despertou, recentemente, o interesse do MIL Obs (Observatório sobre “Media”, Informação e Literacia, da Universidade do Minho), tendo o “Opiniões de Segunda” e o “Leituras e Companhia” sido objeto de duas edições do “Ouvido Crítico”, na Antena 1 (20 e 27 de abril).
Biblioteca Escolar
“Se eu fosse…”
Foi com profundo orgulho e amizade que a turma 8.º A participou no projeto da “Ajudaris” com o texto "Se eu fosse" elaborado colaborativamente, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar.
Refletimos primeiro sobre a importância da escrita como meio de veicular sentimentos, pensamentos, realçando o seu potencial crítico, reflexivo e de ação. Com o nosso texto, simples, mas repleto dos sentimentos mais puros, foi nosso intuito mostrar a beleza da vida e a grandiosidade dos gestos de generosidade.
Agradecemos a ação meritória da “Ajudaris”, à qual com amizade nos juntamos, tendo recebido da parte dos mesmos um agradecimento especial.
Professora Cristina Leitão
SE EU FOSSE...
Se eu fosse um gigante, bem pomposo e charmoso, não de gruta, mas de luta, vestiria o meu traje mais faustoso, afinaria a minha voz de tenor e exclamaria bem alto para este mundo atordoado pelo desamor: “ACORDEMMMMMM!!! SEJAMMMM HUMANOS!!!”
Se eu fosse um leão, imponente, forte e temível, soltaria o meu rugido mais sonoro e defenderia a vida acima de tudo. Escaparia dos malditos predadores e não deixaria espaço aos malfeitores.
Se eu fosse um elefante, seria grande e macio. Teria nos dentes um brilhante e uma tromba elástica para me servir de chuveiro. No tempo do calor, enchê-la-ia no ribeiro com água pura e fresquinha para refrescar a barriguinha. Dentes, orelhas e pernas…, tudo em tamanho gigantão. Sabem o que seria maior? O meu coração!
Se eu fosse uma cadela, teria o pelo macio e brilhante, ergueria o meu olhar firme e cativante, para proteger as crianças com o meu ladrar ensurdecedor e amordaçaria os cânticos de temor.
Se eu fosse um golfinho, emergiria das profundezas dos oceanos, vestiria uma fatiota de político e, num tom bem alto, lançaria o som mais melodioso e sibilante para despertar os adormecidos: “Adotem comportamentos de amizade e de respeito!”
Se eu fosse uma borboleta majestosa, a dançar de flor em flor, com as minhas asas coloridas, abraçaria todos num só gesto de candor, oferecendo paz e amor.
Se eu fosse um esquilo, com a minha natural agilidade e velocidade, subiria à maior árvore e gritaria para que todas as pessoas pudessem ouvir: “Sejam cuidadosos! Respeitem e protejam o vosso LAR”.
Se eu fosse um pássaro, voaria até as minhas asas se cansarem, pousaria nas nuvens macias, faria sobre elas ninhos que pareceriam algodão-doce, cantaria com as estrelas uma canção para as criancinhas adormecerem e, após isso, deitar-me-ia me na lua. Enfim! Se eu fosse um pássaro, viveria aventuras inexplicáveis, iria até ao limite possível, que ainda fica bem longe.
Se eu fosse uma grande árvore, acolheria debaixo dos meus ramos todas as pessoas que precisassem de ajuda, levantá-las-ia no ar para lhes dar aconchego e fazê-las sonhar, porque, afinal, não dizem que o sonho comanda a vida?
Mas, sou um simples ser humano a sonhar com um mundo colorido e prazeroso, no qual dominariam as cores do arco-íris, sem tonalidades sombrias, nem ténues…, cores bem fortes e vivas que apelassem ao amor, ao respeito, à liberdade, à partilha e à VIDA…
Como ser humano, posso e devo agir em prol deste nosso planeta com atitudes de respeito, solidariedade, generosidade e empatia. Se cada um de nós o fizer com gentileza e bondade, ah que bem que ficaríamos! Ah que belo que seria o nosso mundo! Vamos tentar dar o nosso jeito a esse mundo cheio de maleitas?
A turma do 8.º A do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Dia da Criança e Semana do Ambiente no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios
Dia da Criança e Semana do Ambiente no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios
A felicidade invadiu o reino das nossas crianças, neste dia 1 de junho, “O Dia Mundial da Criança”, data comemorativa celebrada anualmente em Portugal.
Esta efeméride comemorou-se pela primeira vez em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. A proposta também tinha como objetivo a tentativa de resolução dos problemas infantis do pós-guerra. E porque as crianças são o melhor que o mundo tem, nos dias de hoje, procura-se homenagear, mimar, agraciar e proporcionar-lhes infinitas possibilidades de criação, de invenção, de diversão, de aventura e de fantasias! Assim se cumpriu, uma vez mais, a celebração deste dia no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios!
A autarquia do nosso concelho endereçou um convite muito especial aos nossos alunos, para uma manhã de festa, de animação e de alegria com inúmeras atividades lúdicas. No Campo do Curro e no Choupal, a data foi comemorada em ambiente de enorme diversão e êxtase, pela participação no espetáculo da palhaça Picolé, pelo visionamento de uma peça de teatro e pela descoberta do maior aquário fluvial da Europa.
De forma a dar continuidade à celebração do Dia Mundial da Criança e com o intuito de tornar esta data memorável para as crianças e pelas crianças, os docentes, os encarregados de educação, os funcionários promoveram um conjunto de iniciativas que dessem voz às crianças: a tarde vivenciada pelas crianças e o dia seguinte consubstanciaram-se num programa repleto de desafios e de experiências para os mais novos, desde oficinas de desenho e pintura, de oficinas de jogos didáticos, de oficinas de dança e desporto e até insufláveis!
Para abrilhantar ainda mais este dia, as crianças vestidas a rigor, como manda a data, ostentavam as camisolas e bonés personalizados, estampados com ilustrações por elas desenvolvidas.
Num planeta colorido e feliz eu serei ainda mais feliz!
Este foi o mote que permitiu a conjugação das duas efemérides da primeira semana de junho.
A educação ambiental para crianças deve começar na escola. Aí, aprendem-se valores e comportamentos que os acompanharão na idade adulta e os definirão como cidadãos.
O destino do planeta está nas suas mãos e por isso é importante que, desde pequenas, assumam projetos de sensibilização de preservação ambiental, aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com o que lhes é ensinado.
As atividades desenvolvidas pelos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo incutiram a ideia de que, a curto prazo, todas estas crianças receberão as chaves do planeta e terão que assumir a sua responsabilidade, terão, pois, de gerir o nosso futuro e o de milhões de espécies que dependerão do comportamento de todos nós e, ainda, da nossa sensibilidade.
Por sua vez, os alunos do ensino Pré-escolar, ao recriar pelo desenho e ilustração planetas verdes, repletos de água e seres vivos felizes, deram um passo adiante na vontade de querer habitar num planeta sustentável, puro, limpo e bonito para vivermos num bom ambiente!
Educadora Maria Silva,
coordenadora de EB de Entre Ambos-os-Rios
“Opiniões de Segunda” – Dançar para o bem-estar!
“Opiniões de Segunda” – Dançar para o bem-estar!
Na crónica desta semana, Maria Lima e Safira Pontes fazem o elogio da música e da dança.
São manifestações artísticas que nos trazem “alegria e bem-estar”, de tal modo que – afirmam – “Quando dançamos, colocamos à prova as nossas competências artísticas, demonstramos a nossa criatividade, expressamos sentimentos, sentimo-nos livres, num mundo que tantas vezes limita os nossos direitos e impõe regras...”.
É caso para dizer: – Vai uma dança?!
“Da minha janela para o mundo”
“Da minha janela para o mundo”
“Da minha janela para o mundo” é o tema de mais uma exposição na Escola Secundária de Ponte da Barca, idealizada e liderada pelas docentes Ilda Veloso, Olga Pinheiro e Ana Isabel Lopes, em colaboração com as docentes de Cidadania e Desenvolvimento dos 8.º e 9.º anos e com o contributo, mais uma vez, do professor Orlando Costa.
A exposição conta com trabalhos dos alunos que exploraram, colaborativamente, o tema dos Direitos Humanos e do Voluntariado, respetivamente. Os alunos tiveram a oportunidade de expressar os seus sentimentos, através da sua janela das emoções onde retrataram, na mesma, os temas em questão.
Nos dias que correm, torna-se urgente educar para uma cultura da não discriminação, da não violência, para a afirmação dos direitos e deveres de cada um, para os valores da tolerância, da convivência, do diálogo, da diversidade e, sobretudo, para uma solidariedade ativa perante as difíceis situações do dia a dia.
A união, a interajuda… são fundamentais para aliviar e engrandecer a Humanidade! Assim, é urgente participar em iniciativas para ajudar os outros, é urgente fomentar o voluntariado, é fundamental incutir nos jovens esta necessidade! Mais uma vez, é de louvar o empenho dos alunos na concretização desta exposição.
A equipa agradece a colaboração de alunos, professores e auxiliares que se envolveram afincadamente neste projeto.
A equipa organizadora
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 910 (04-06-2021)
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 910 (04-06-2021)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2020/2021.