Sandra Lima conta “De onde vêm os abraços?” e encanta os mais novos
Sandra Lima conta “De onde vêm os abraços?”
e encanta os mais novos
A magia da palavra e a força dos sentimentos/ emoção encheram de vida e de encanto os encontros que a autora Sandra Lima dinamizou com os alunos das Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto.
Num ambiente de grande proximidade e envolvimento, a escritora apresentou aos mais novos a estória do seu livro de literatura infantojuvenil “De onde vêm os abraços?”, ilustrado por Bolota.
Foi uma experiência muito forte, através de uma viagem na companhia da protagonista, Nélia Regina, uma menina especial e muito feliz que tem uma forma própria de comunicar com a natureza e com quem a rodeia.
Através de uma dinâmica interativa, Sandra Lima partilhou esta história de afetos e de inclusão, ajudando a pequenada a descobrir de onde vêm os abraços pela mão de uma criança que tem numa árvore a sua mais profunda confidente e amiga, num mundo de silêncios.
Para além de um momento forte de formação afetiva e de educação ambiental, o encontro proporcionou ainda um contacto muito rico com a beleza expressiva dos códigos cénicos, tais como a exploração da palavra e da entoação da voz, o silêncio, a mímica, o movimento, os adereços…
Biblioteca Escolar
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 30
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 30
“Camões: Embarca Engenho e Arte” – “Sete anos de pastor Jacob servia”
Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela:
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prémio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la:
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava a Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora assim negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida,
Começa de servir outros sete anos,
Dizendo: “Mais servira, senão fora
Para tão longo amor tão curta a vida”.
Luís de Camões, “Lírica Completa II”, prefácio e notas de Maria de Lurdes Saraiva, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1980, p. 168.
Partindo do episódio bíblico apresentado no capítulo 29 do livro “Génesis”, que tem Jacob como protagonista, este soneto acaba por esquecer elementos menos comovedores da fonte de inspiração e, com grande sensibilidade, valoriza um sentido original, ao centrar-se na exaltação da constância do amor e da fidelidade a toda a prova.
Jacob representa, de facto, uma personagem que ultrapassa todas as barreiras, a fim de merecer a pessoa que ama. Durante sete anos, “o triste pastor” serve Labão, na esperança de merecer Raquel como prémio desse trabalho, mas a sua esperança é enganada, pois o pai dá-lhe outra filha, chamada Lia.
Jacob não desiste e começa – ou recomeça – a servir Labão durante mais sete anos. As palavras finais do poema, pronunciadas emotivamente em estilo direto, manifestam, de uma forma magistral, o seu ânimo firme e decidido, o seu amor sólido e imutável:
“[…] Mais servira, senão fora
Para tão longo amor tão curta a vida”.
Num estilo simples e numa linguagem direta, o soneto afirma-se como uma autêntica narrativa da alma do povo. Citando Agostinho de Campos, dir-se-ia que “o moço minhoto, aldeão e analfabeto, que tenha pensado em emigrar para longe, com a esperança de voltar ao fim de anos e casar-se com a rapariga que ama, filha do lavrador mais rico da terrinha, chorará com certeza, se ouvir ler esses versos, porque os pode compreender e sentir de ponta a ponta”.
Esta simplicidade e fluidez narrativa terão, certamente, justificado a vasta receção que o poema teve, não só em Portugal, mas, sobretudo, em Espanha, a ponto de ser considerado um dos textos líricos mais célebres e imitados de Camões.
Carolina Michaëlis “estudou em especial as imitações que o poema originou em Espanha e, segundo afirma, o soneto, ainda antes da sua publicação na primeira impressão das “Rimas”, em 1595, foi espalhado em numerosos apógrafos pelos reinos de Espanha, tendo sido citado, traduzido e imitado por diversos autores”.
Teófilo Braga sustenta mesmo que “Sete anos de pastor Jacob servia” foi parafraseado pelo próprio Filipe II de Castela…
Sugerimos a audição do poema cantado por Amália Rodrigues. Faz parte do seu derradeiro álbum de originais, “Obsessão”, de 1990.
Fonte: Xosé Manuel Dasilva Fernández, “O soneto camoniano ‘Sete anos de pastor Jacob servia’ à luz do cânone editorial de Leodegário A. de Azevedo Filho”, em “O Marrare” – Revista da Pós-Graduação em Literatura Portuguesa. Disponível em http://www.omarrare.uerj.br/numero15/xosemanuel.html, acedido em 23/05/2025.
A Organização
Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Foi num ambiente de festa e de celebração do livro e da leitura que aconteceu a sessão de entrega dos prémios do concurso de leitura que, ao longo do corrente ano letivo, mobilizou, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a Educação Pré-escolar (EPE) e os alunos do 2.º Ciclo.
Com o patrocínio da Câmara Municipal, a entrega aconteceu no âmbito da Feira do Livro do Município e, na EPE, contemplou os finalistas da EB Diogo Bernardes (1.º classificado), os finalistas da EB de Crasto (2.° classificado) e os finalistas da EB de Entre Ambos-os-Rios (3.° classificado).
Por sua vez, no 2.º Ciclo, os três melhores desempenhos foram conseguidos, respetivamente, por Ana Valentina Gomes, do 5.º ano, Lara Cerqueira, também do 5.º, e António Pereira, do 6.º ano.
Nas suas intervenções, tanto o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, como o Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro, felicitaram os participantes no concurso, dirigindo uma saudação especial aos que alcançaram os três primeiros lugares. Partilharam ainda palavras de reconhecimento e de aplauso aos professores, bibliotecas e famílias, pela atenção que dedicam à promoção do livro e da leitura.
Recorde-se que, na EPE, as crianças trabalharam a obra “Gilberto, o cão poeta, anima a festa!”, de Gisela Silva, com ilustração de Ireneu Oliveira, enquanto no 2.º Ciclo o livro escolhido para o concurso foi “O Menino-Estrela", de Oscar Wilde.
A Organização
I AMART em Roma: Arte, História e Emoção com o 12.ºD
I AMART em Roma: Arte, História e Emoção com o 12.ºD
Entre os dias 14 e 17 de maio de 2025, os alunos da turma 12.º D do curso Profissional de Técnico de Multimédia, acompanhados por professores do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, realizaram uma visita de estudo a Roma, no âmbito do projeto I AMART.
A capital italiana revelou-se um verdadeiro museu a céu aberto, proporcionando aos participantes uma imersão nas raízes da civilização ocidental e no esplendor artístico que atravessa séculos. O Coliseu, símbolo da Roma imperial, foi o ponto de partida de um percurso repleto de marcos inesquecíveis como, a Fonte de Trevi, o imponente Vítor Emanuel II, o Fórum Romano e o bairro histórico de Trastevere.
No campo das artes visuais, visitámos a Galeria Nacional de Arte Moderna e o Museu do Vaticano, onde pudemos contemplar obras de mestres intemporais. Um dos momentos mais impactantes foi a visita à Capela Sistina, com os frescos de Miguel Ângelo, e à majestosa Basílica de São Pedro, centro da fé e da arte renascentista e barroca, onde tivemos oportunidade de entrar pela Porta Santa, aberta apenas nos anos de Jubileu e contemplar uma escultura icónica do renascimento, a Pietà, de Miguel Ângelo.
O roteiro incluiu ainda as emblemáticas igrejas de Gesù, o Panteão, Santa Maria da Vitória, Santa Maria Sopra Minerva, Santo Ambrósio e São Carlos, e Santa Inês em Agonia, na Piazza Navona, com as suas fontes, assim como percursos pela Via del Corso, Piazza del Popolo e os jardins da Villa Borghese.
Um dos pontos altos da visita foi a passagem pela Piazza di Spagna, com a sua escadaria monumental, e pela Via del Babuino, onde os alunos visitaram o Museu-Ateliê Canova-Tadolini, antiga oficina do escultor Adamo Tadolini, discípulo de Antonio Canova. Este espaço, onde arte e memória se cruzam, ofereceu uma visão singular da escultura neoclássica e da continuidade artística em Roma.
Esta visita, inserida no projeto I AMART, reforçou a importância da educação artística e cultural como motor de crescimento pessoal, espírito crítico e abertura ao mundo. Um verdadeiro encontro entre escola, património e futuro.
Os professores acompanhantes
Exposição - Escola inclusiva
Exposição - Escola inclusiva
Está a decorrer até ao dia 29 de maio, na Escola Secundária de Ponte da Barca, uma exposição, no âmbito da comemoração da escola inclusiva.
Assim ,a comunidade escolar tem o prazer de o convidar para visitar a nossa Exposição, um espaço com muito carinho, para celebrar a diversidade, a empatia e o direito à aprendizagem.
A exposição reúne trabalhos dos alunos,dos recursos pedagógicos e vivências que mostram como a inclusão transforma o ambiente escolar e a vida de cada um.
O grupo de Educação Especial
Sarau de Poesia: A Festa da Palavra bem dita
Sarau de Poesia: A Festa da Palavra bem dita
O auditório da Feira do Livro do Município de Ponte da Barca acolheu mais um Sarau de Poesia, atividade que constituiu uma verdadeira Festa da Palavra, bem dita e bem cantada.
Mobilizando alunos dos 1.º ao 12.º anos do Agrupamento de Escolas, familiares, amigos e professores e ainda alunos e o coro dos ensinos livre e articulado de música da Academia de Ponte da Barca, o sarau foi um momento de exaltação da Palavra, celebrando a língua de Camões, a propósito da passagem dos 500 anos do nascimento do épico, e também os valores da Revolução de Abril, cujo cinquentenário se continua a assinalar.
Perante uma numerosa plateia, sempre atenta aos múltiplos desempenhos, dezenas de participantes deram voz à Poesia, partilharam emoções e sentiram a riqueza e a beleza da Arte.
Entre os presentes, estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro, para além das vereadoras Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira e da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Carla Gandra.
Nas suas intervenções, Augusto Marinho e Carlos Louro felicitaram os participantes, respetivas famílias e a Biblioteca Escolar – organizadora do evento, em articulação com a Autarquia, a comunidade escolar e a Academia de Música de Ponte da Barca – e enalteceram a importância da leitura e o poder da Palavra, enquanto ferramentas que ajudam a interpretar o mundo e a vida com lucidez.
“Viva a Poesia!” é a mensagem que a todos continua a inspirar…
A Organização
Visita à Barcos Wines - Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Visita à Barcos Wines - Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Nos dias 22, 24 de abril e 19 de maio as turmas de Geografia A do 10.º e 11.º ano visitaram as instalações da Barcos Wines - Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Nesta visita conheceram in loco a transformação de um recurso endógeno da região, desde a receção das uvas até ao engarrafamento, onde foi salientada a importância da produção sustentável.
A visita foi conduzida pela enóloga Patrícia Pereira que esteve sempre disponível para responder às questões colocadas, no final para incentivar os alunos a efetuar a reciclagem ofereceu a cada visitante 3 sacos reutilizáveis para reciclagem de resíduos.
As turmas agradecem a oportunidade de visita à Barcos Wines - Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e endereçam um agradecimento à enóloga Patrícia.
A professora de Geografia A
Intercâmbio Partilha com energia - EDP
Intercâmbio Partilha com energia - EDP
Decorreu nos dias 14, 15 e 16 de maio, em Oviedo, Astúrias na Espanha, um intercâmbio entre a turma do 11.º D da Escola Secundária de Ponte da Barca e uma turma da Escola IES Pando de Oviedo.
A iniciativa está englobada no projeto “Partilha com Energia”, da EDP e visa a interação entre jovens portugueses e jovens espanhóis promovendo a troca de experiências educativas, culturais, recreativas e sociais.
Do programa de atividades fizeram parte a visita à escola anfitriã, visitas guiadas pela cidade histórica de Oviedo, visita ao Ayuntamiento de Oviedo e atividades desportivas e culturais.
Paralelamente, esta visita serviu ainda para promover a inclusão e a diversidade, a sustentabilidade ambiental e a partilha de boas práticas no âmbito do ensino e desenvolvimento escolar.
Para os professores responsáveis pelo projeto, Professor Filipe Lima e Professor Rui Gomes “a viagem representou uma experiência intercultural única e inesquecível para todos os participantes, um salto qualitativo no crescimento pessoal e profissional dos alunos e onde predominou o clima de cooperação e amizade entre todos”.