Aqui há Ciência - O que é a Química Verde?
Aqui há Ciência - O que é a Química Verde?
Escola Aberta
Escola Aberta
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca dá a conhecer a iniciativa Escola Aberta e convida todos os encarregados de educação dos futuros alunos que venham a frequentar o nosso agrupamento, nomeadamente no Pré-Escolar 1.º ano de escolaridade, a conhecer as instalações e funcionamento das nossas escolas.
Esta iniciativa decorrerá entre os dias 15 e 26 de abril de 2024, sob marcação.
Poderão fazer as marcações das visitas de acordo com as informações que constam no cartaz que se apresenta.
O Subdiretor,
Manuel Soares
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca celebra os 50 Anos do 25 de Abril com Programa Especial e Aberto à Comunidade Educativa
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca celebra os 50 Anos do 25 de Abril
com Programa Especial e Aberto à Comunidade Educativa
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca tem vindo a dinamizar um conjunto de iniciativas no sentido de realçar a importância deste marco histórico inestimável para Portugal. Em honra a este momento tão significativo para a democracia portuguesa, o agrupamento preparou um programa de eventos especiais, abertos a toda a comunidade educativa e público em geral.
As comemorações iniciarão no dia 22 de abril e estender-se-ão até ao dia 26, abrangendo uma série de atividades que visam não só celebrar, mas também refletir sobre o impacto e a importância deste momento da história do país.
O programa inclui palestras, exposições, debates, projeções de documentários históricos, atividades culturais orientadas pelos membros da comunidade escolar, proporcionando uma oportunidade única para a partilha de conhecimento, experiências e reflexões sobre os valores democráticos conquistados há meio século.
É com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade que o agrupamento convida todos os membros da comunidade para se juntarem a estas celebrações tão importantes da história do nosso país. Juntos, vamos honrar o legado do 25 de Abril e reafirmar o compromisso com os valores democráticos que nos unem como nação.
Para mais informações consultar o programa divulgado através dos canais de comunicação habituais.
Palestra sobre Lei Tutelar Educativa destaca o papel da educação na proteção dos direitos das crianças e adolescentes
Palestra sobre Lei Tutelar Educativa
destaca o papel da educação na proteção dos direitos das crianças e adolescentes
No dia 10 de abril, o Auditório Municipal Stº António do Buraquinho foi palco de uma palestra intitulada "Lei Tutelar Educativa - Educar para o Direito, uma forma também de proteger".
Esta iniciativa visou explorar e discutir o papel essencial da educação na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, reunindo coordenadores e diretores de turma bem como uma plateia interessada em aprofundar este tema.
A sessão contou com a participação da Drª Sara Abigail Gomes, procuradora adjunta no Ministério Público de Barcelos encontrando-se atualmente a exercer funções no Tribunal da Comarca de Ponte da Barca revelando uma vasta experiência e conhecimento na área em questão.
Também presente esteve o Dr. José Alfredo Pereira Oliveira, Vice-Presidente e Vereador em regime de permanência, com responsabilidades em Assuntos Jurídicos e Contencioso Administrativo, de entre outros pelouros, e que preside atualmente a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ponte da Barca, demonstrando o seu interesse e empenho em garantir o bem-estar e os direitos da comunidade mais jovem e o compromisso inabalável para com esta causa.
Presente ainda no painel de oradores esteve também 2.º Sargento Hélder Veiga, comandante do posto territorial de Ponte da Barca que explanou de forma muito concreta e incisiva o papel e empenho da autoridade policial no combate ao consumo e tráfego de estupefacientes na camada mais juvenil.
Reiterados agradecimentos a todos os participantes.
Secção responsável pela Formação Cenfipe do AEPB
Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado
Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado
O Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado comemora-se, anualmente, a 12 de abril. A data foi implementada através da resolução 65/271 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 7 de abril de 2011.
Este dia marca a primeira viagem humana ao espaço, realizada pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin, em 1961. Destacam-se, desta forma, os avanços no conhecimento sobre o espaço e no direito internacional para a sua exploração pacífica, como o «Tratado sobre os Princípios Que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Utilização do Espaço Exterior, Incluindo a Lua e Outros Corpos Celestes».
As ciências espaciais e a exploração espacial têm dado um enorme contributo não só na melhoria da qualidade de vida, mas também numa melhor compreensão da Terra e do Universo que nos rodeia.
Neste sentido, no âmbito da disciplina de Física e Química A, os alunos do 11.º ano foram desafiados a pesquisar os principais marcos na história da Exploração Espacial, bem como os últimos avanços tecnológicos e a sua relação com as respetivas descobertas científicas associadas.
Partilhamos alguns dos frisos cronológicos elaborados pelos alunos.
As professoras de Física e Química A
A CANTIGA É UMA ARMA – “Parva que sou” (2011)
A CANTIGA É UMA ARMA – “Parva que sou” (2011)
Nas duas últimas edições de “A cantiga é uma arma”, propusemos um exercício de cidadania, com dois temas que refletem o “E depois do 25 de Abril?”: “Uns vão bem e outros mal”, uma canção de Fausto, de 1977, e “Eu vim de longe, eu vou p’ra longe”, de José Mário Branco, corria o ano de 1982.
A duas semanas da passagem dos 50 anos da Revolução dos Cravos, prosseguimos esta visita ao álbum das cantigas de sobressalto cívico, de inquietação, de inconformismo, em tempos de democracia.
Nesta viagem no tempo, podíamos ir ao encontro de Dino d'Santiago, de A Garota Não, da banda “Fado Bicha” ou de novos estilos como o rap…
Na edição desta semana, a número 23 de “A cantiga é uma arma”, optamos, isso sim, por recuar a 2011, ao encontro dos “Deolinda”.
Quase quatro décadas depois do 25 de Abril, a banda de Ana Bacalhau dá voz à indignação de uma geração, através da canção “Parva que sou”, um tema não gravado, que foi interpretado pela primeira vez nos concertos nos Coliseus do Porto e de Lisboa, em janeiro de 2011.
Com o país mergulhado numa grave crise, que culminaria, poucos meses depois, no pedido de ajuda externa, de que resultaria a intervenção da chamada Troika, “Parva que sou” foi a senha que substanciou a revolta, a angústia, o desapontamento, a frustração de uma geração nascida e formada em liberdade, mas que, apesar de ser a mais bem preparada de sempre, parecia estar condenada a viver pior do que os seus pais.
Afinal, parecia ter sido enganadora a máxima de que convinha “estudar para ser alguém na vida”. Estávamos em janeiro de 2011 e aquilo que os jovens diplomados conseguiam eram empregos incertos e/ou funções desajustadas da sua formação universitária e com salários baixos. E, ainda por cima, havia o risco do conformismo e da apatia cívica.
É neste contexto que surge a canção “Parva que sou”, um grito de cidadania na luta pela dignidade perdida:
“E fico a pensar: que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar.
Sou da geração “vou queixar-me pra quê?”
Há alguém bem pior do que eu na TV.
Que parva que eu sou!”
A cantiga desta semana “não é uma canção datada. Não é uma canção de intervenção, de incentivo à agitação. É antes uma canção de revolta. Intemporal. Desalentada. De desapontamento pelos valores por que se lutou em (e pela) liberdade” (“Expresso”/ “Blitz”, 30/01/2022).
A duas semanas dos 50 anos do 25 de Abril, vale a pena (re)visitar “Parva que sou” e pensar, por exemplo, nos desafios que os jovens de hoje têm pela sua frente, em plena sociedade democrática nascida com a Revolução dos Cravos. Porque, como dizia Zeca Afonso, numa entrevista em 1985, “o que é preciso é criar desassossego.”
Vamos, então, ouvir – e cantar – “Parva que sou”, com os “Deolinda” e a voz de Ana Bacalhau…
A Organização
Estudantes do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia participam em Ação de Reflorestação em Ponte da Barca
Estudantes do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia
participam em Ação de Reflorestação em Ponte da Barca
No dia 21 de março, em celebração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, os alunos dos 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Multimédia, acompanhados pelas professoras Raquel Gonçalves, responsável pela disciplina de Área de Integração e Maria Virgínia Cunha, responsável pela disciplina de Português, juntaram-se a uma iniciativa de reflorestação na freguesia de Vila Chã S. João, no lugar de Paradela, em Ponte da Barca. Organizada pelo município local, esta atividade teve como objetivo principal promover a conservação do meio ambiente e a biodiversidade da região.
A participação dos estudantes nesta ação demonstra um compromisso crescente com a sustentabilidade e a preservação do ecossistema local. A iniciativa visa, também, sensibilizar os jovens para a importância da proteção ambiental e promover um sentido de responsabilidade ecológica e cívica. Ao plantar árvores e envolverem-se ativamente na recuperação de espaços naturais, os alunos não apenas contribuem para o bem-estar do ambiente local, mas também adquirem conhecimentos práticos sobre conservação da natureza, que podem aplicar no futuro.
Esta ação de reflorestação é um exemplo inspirador de como a educação ambiental pode ser integrada no currículo escolar, capacitando os alunos para se tornarem agentes de mudança positiva na comunidade.
Exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar", na Escola Secundária de Ponte da Barca
Exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar",
na Escola Secundária de Ponte da Barca
A partir do dia 8 e até ao dia 22 de abril de 2024 está patente no Bloco C da Secundária, a exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar".
A iniciativa, coordenada pela professora Lucília Oliveira e com a colaboração dos alunos da turma 11.º D do Curso Profissional Técnico de Multimédia do AEPB, visa proporcionar uma reflexão sobre as memórias da Guerra do Ultramar, no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O projeto contou com a participação ativa dos alunos, que, juntamente com familiares e amigos, realizaram uma recolha de materiais, sobretudo fotografias, e ouviram testemunhos sobre a experiência vivida durante a Guerra no Ultramar. Esses materiais foram posteriormente utilizados na montagem dos cartazes da exposição.
O acervo de fotografias em exposição foi gentilmente cedido por António Fernando de Oliveira, soldado de Ponte da Barca combatente na Guerra do Ultramar entre 1967 e 1969, assim como por Augusto Cerqueira da Costa e Francisco Costa, combatentes em Angola entre 1968 e 1969.
A exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar” pretende dar a conhecer e refletir sobre um período histórico significativo da história de Portugal, através das memórias pessoais e documentação fotográfica dos combatentes.
Esta iniciativa é uma realização do Projeto Cultural de Escola e reforça o compromisso da Escola Secundária de Ponte da Barca em promover a educação histórica e cultural dos seus alunos e da comunidade em geral.
Aqui há Ciência - A Ciência tem limites?
Aqui há Ciência - A Ciência tem limites?
Encontro com estudantes do ensino superior
Encontro com estudantes do ensino superior
Na manhã do dia 8 de abril do ano em curso, no auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca, o Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu a atividade “Encontro com estudantes do ensino superior”, dirigida aos alunos do 12.º ano de escolaridade.
Esta iniciativa contou com a presença de Inês Costa, Laura Costa e Sara Arezes, ex-alunas do nosso agrupamento, que generosamente partilharam connosco as suas vivências durante o ensino superior. Com uma abordagem autêntica e realista, destacaram não apenas os bons momentos, mas também os desafios e obstáculos que enfrentaram ao longo do percurso académico. Foi uma oportunidade para os presentes obterem perspetivas valiosas e inspiradoras sobre o ensino superior, incluindo experiências de aprendizagem, interações sociais e participação em atividades extracurriculares.
A referida atividade proporcionou aos alunos uma visão abrangente e enriquecedora, ajudando-os na transição para o ensino superior e preparando-os para a tomada de decisões futuras relativamente aos seus percursos académicos e profissionais, pelo que constituiu uma mais-valia durante esta fase crucial de exploração vocacional em que se encontram.
Agradecemos às intervenientes nesta atividade a simpatia e disponibilidade demonstradas, desejando um futuro promissor.
Serviço de Psicologia e Orientação