Plano Nacional das Artes

 

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca integra este plano desde a sua criação em 2019. No presente ano letivo, o plano cultural de escola prevê o aprofundamento da participação, fruição e criação artística e cultural, através de iniciativas integradas no plano anual de atividades, de toda a comunidade educativa.

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027), a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística, a Rede Portuguesa de Museus e o Arquivo Nacional do Som irão trabalhar em conjunto com o PNA, no sentido de articular e potenciar a ação destes programas.

A estratégia do PNA 2019-2024 pode ser consultada em https://www.dge.mec.pt/plano-nacional-das-artes

 

 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca