Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 

Pretende-se que este projeto tenha um caráter predominantemente prático e experimental. Torna-se, por isso, necessário implementar metodologias e atividades que incidam sobre a aplicação prática e contextualizada dos conteúdos, a experimentação, a pesquisa e a resolução de problemas. Neste sentido, as atividades privilegiarão a participação dos alunos no desenvolvimento de mini-projetos relacionados com atividades aprovadas no PAA ou que abordem temas de outras áreas disciplinares (matemática, português, estudo do meio).

Neste contexto, a articulação de saberes das várias áreas disciplinares será posta em prática através da realização de pequenos projetos que permitiram ao aluno encarar a utilização das Ciências da Comunicação não como um fim em si, mas, pelo contrário, como uma ferramenta poderosa para facilitar a resolução de problemas.

Cada turma será dividida em pequenos grupos aos quais será atribuído um mini-projeto por período (tema ou subtema relacionado com uma atividade do PAA ou que aborde um tema de uma outra área disciplinar). A partir do tema proposto, o grupo irá planificar o trabalho a desenvolver até à criação do produto final.

O professor adotará estratégias que motivem o aluno a envolver-se na sua própria aprendizagem e que lhe permitam desenvolver a sua autonomia e iniciativa. O recurso a aulas expositivas/demonstrativas será necessário para exemplificação e/ou demonstração de aspetos práticos da linguagem de programação (SCRATCH). Numa primeira fase, o professor propõe a resolução de um determinado conjunto de exercícios para familiarização com a linguagem de programação.

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