No Dia Internacional da Mulher do ano em que se assinala o 50º aniversário do 25 de Abril, em razão da memória da evolução do papel da Mulher na sociedade portuguesa, é impossível dissociar uma efeméride da outra.
Na Escola Secundária de Ponte da Barca homenageamos as “Seis Marias”, as enfermeiras paraquedistas que ousaram desafiar o “mundo” até então exclusivo dos homens, mostrando que as profissões não têm género.
Foi um projeto desenvolvido entre a aulas de Cidadania e as aulas de História, tendo em vista a consecução do ODS5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5), que pretende promover a Igualdade de Género e empoderar as mulheres. Propusemos-nos favorecer a aprendizagem do exercício da cidadania por parte de rapazes e raparigas, livre de preconceitos de género.
O projeto foi desenvolvido com a turma B do 9º ano de escolaridade e apresentado em duas sessões aos alunos das turmas: A, C, D e E do 9º ano e alunos da turma D do 11º ano, Curso Profissional de Técnico de Multimédia.
Contamos com a colaboração de alguns encarregados de educação que disponibilizaram guarda roupa e adereços, a quem muito agradecemos, bem como à funcionária Celeste Barros pela sua prestimosa colaboração.
A reportagem fotográfica e videográfica esteve a cargo dos alunos do 11º D, curso Profissional de Técnico Multimédia, orientados pelo senhor professor Emanuel Cruz, a quem também agradecemos a colaboração.
A professora responsável,
Maria José Gonçalves
Fonte: https://www.avepb.pt/portal/index.php/agrupamento/noticias/noticias-do-agrupamento-2023-2024/134-noticias-gerais-2023-2024/3069-50-cravos-para-as-seis-marias