Os alunos do 10.º B e 11.º C (Artes Visuais) e do 10.º D (Ensino Profissional) da Escola Secundária de Ponte da Barca, participaram no passado dia 13 de outubro, numa caminhada pela ecovia do Rio Lima e numa visita de estudo à igreja de S. Salvador de Bravães, num total de vinte três alunos, juntamente com os respetivos diretores de turma e outros professores acompanhantes. Os alunos tiveram a oportunidade de contactarem de perto com um dos mais belos portais do românico português, para além do extraordinário manancial que o edifício exibe.
Esta visita pretendeu dar resposta às aprendizagens requeridas no módulo 3 da disciplina de História da Cultura e das Artes, “A Cultura do Mosteiro”, de Desenho, permitindo aos alunos fazer registos no respetivo diário gráfico e responder a desafios lançados pelo Plano Nacional das Artes.
A deslocação fez-se a pé, tendo as condições climatéricas ajudado à boa disposição e à excelente conduta dos alunos apesar do calor que se fez sentir ao longo do percurso, permitindo, deste modo, a todos usufruir da beleza das margens do rio Lima, que, segundo reza a lenda, há séculos atrás teriam “encantado” os legionários romanos, que, perante tamanha beleza proporcionada pelo Lethes, ter-se-ão recusado a atravessá-lo.
Foi feita também uma pequena pausa na Fonte Santa antes de rumarmos ao lugar do Mosteiro.
Dando resposta aos objetivos definidos, os alunos puderam conhecer, admirar, interpretar aquilo que conheciam apenas dos livros, acompanhado dos respetivos registos gráficos, contando com a colaboração da professora Isabel Gonçalves que aproveitou para fazer uma visita guiada aos presentes.
Observar e estudar in loco as obras e conteúdos lecionados, consolidar conhecimentos, reconhecer características específicas do românico em Portugal, preservar e valorizar o património artístico e cultural, estimular a expressão e comunicação artística nos alunos foram alguns dos objetivos definidos para esta visita, pretendendo-se desta forma contribuir para a consecução das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
De regresso à escola, auscultadas as opiniões, os alunos foram unânimes em afirmar que, apesar do cansaço e da necessidade de termos acelerado o passo, valeu o esforço.
Fonte: https://www.avepb.pt/portal/index.php/agrupamento/noticias/noticias-do-agrupamento-2022-2023/131-noticias-gerais-2022-2023/2665-aula-aberta-na-igreja-de-bravaes