O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca teve uma participação brilhante no Concurso Escolar “Lendas do Alto Minho”, conquistando dois troféus neste certame promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
A sessão de anúncio dos resultados e entrega dos prémios decorreu, no dia 5 de junho, no Centro Cultural de Viana do Castelo, num ambiente de grande animação, que reuniu mais de três centenas de alunos e professores de estabelecimentos de ensino dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário e profissional do Alto Minho.
Participaram 33 estabelecimentos de ensino, com um total de 148 trabalhos repartidos pelas quatro categorias do concurso: ilustração (pintura ou desenho), banda desenhada, vídeo e multimédia.
E foi nesta categoria “Multimédia” que o Agrupamento conseguiu praticamente monopolizar o pódio, ao conquistar o primeiro prémio (turma do 10.º E, do Curso Profissional Técnico de Multimédia) e também a terceira posição (turma do 11.º D do Curso Profissional Técnico de Multimédia).
O trabalho vencedor é um vídeo baseado na lenda “A Fidalga Branca”. O filme foi rodado no castelo de Lindoso e contou com a supervisão do professor Pedro Cerqueira.
Por sua vez, o outro trabalho teve a coordenação do professor Emanuel Cruz e inspira-se no “Baptizado da Meia-noite”, tradição genuína das terras de Ponte da Barca e redondezas. O guião foi escrito pelas alunas Filipa Coutinho e pela Tânia Catalão, cabendo à turma a responsabilidade de arranjar todo o vestuário, assim como todos os elementos que enriqueciam os cenários. As filmagens decorreram na quinta da Sra. Adelaide Ferreira, em Bravães, a quem agradecemos toda a disponibilidade, emprestando, inclusive, alguns dos acessórios usados.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca saiu, mais uma vez, prestigiado, merecendo o nosso aplauso todo este trabalho em prol da descoberta do passado e da conservação da memória coletiva da nossa terra, recorrendo à capacidade artística e, simultaneamente, à imaginação e criatividade dos nossos alunos.
Parabéns aos participantes, pelo trabalho, dedicação e paixão com que desenvolveram os projetos e souberam dignificar o Agrupamento e Ponte da Barca.
Refira-se que o Concurso Escolar “Lendas do Alto Minho” insere-se num projeto que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho, o CRIARTE – Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, que é cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Norte – ON.2, contando ainda com a colaboração institucional da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Fonte: http://www.avepb.pt/portal/index.php/agrupamento/noticias/noticias-do-agrupamento-2014-2015/102-noticias-gerais-2014-2015/1179-agrupamento-conquista-1-e-3-lugares-em-concurso-cim-alto-minho