Decorreu nos dias 23, 24 e 25 de setembro e nos dias 30, 1 e 2 de outubro de 2021 mais um intercâmbio escolar, no âmbito do projeto “EDP Partilha com Energia”, promovido pela EDP Produção, que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca abraça pelo quarto ano consecutivo. Os desafios pretendem dinamizar um intercâmbio escolar, contando, desta feita, com a turma do 11.° E, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.
Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, os alunos de Ponte da Barca receberam os alunos do Agrupamento de Escolas D. Nuno Santa Maria dos Olivais de Tomar, e, nos dias 30, 1 e 2 de outubro, vários jovens de Ponte da Barca tiveram a oportunidade de visitar a belíssima região de Tomar. Prevista para julho do ano letivo transato, a atividade esteve condicionada devido às restrições que a pandemia exigiu a todos e, só agora, foi possível concretizá-la.
Ao longo do ano, as equipas participantes no “Partilha com Energia” são desafiadas a programar um conjunto de atividades que divulguem a sua região, nomeadamente, potencialidades, espaços e atividades, respondendo a quatro desafios que culminam na realização de um intercâmbio escolar.
Com o apoio da EDP, dos municípios e dos respetivos agrupamentos, as equipas assumem a responsabilidade de todo o planeamento do programa, desde contactos e parcerias com entidades locais, à gestão do orçamento e todas as questões logísticas.
Este programa permite potenciar o desenvolvimento e promoção dos respetivos territórios junto de jovens de outras regiões, aprofundando o sentimento de identidade e de pertença e reforçando atitudes de cidadania ativa, participativa e solidária.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
O EDP “Partilha com Energia” é sempre, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, associado aos “ODS”, uma vez que se propõem diversas ações que incorporam competências preconizadas no “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” e que vão ao encontro da “Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania”, entroncadas nos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.
O projeto assumiu-se como um DAC, pois obrigou a planificações conjuntas das várias áreas disciplinares, uma vez que todas as competências / aprendizagens invocadas na execução do “Partilha com Energia” promovem o trabalho de grupo e áreas disciplinares que articulam e integram os saberes dos alunos, estimulando a descoberta de resultados fora da sala de aula em regime de “learning by doing”.
As dinâmicas implementadas conduziram à elaboração de diversos materiais produzidos com a colaboração de assistentes operacionais e de encarregados de educação, tais como sacos de pano, porta-chaves, postais comemorativos, confeção de crepes e bolos, que serviram para a angariação de verbas.
De referir ainda que o desenvolvimento deste projeto foi conseguido com a participação, o envolvimento e a interação de vários elementos, associações e estruturas da nossa comunidade escolar, com quem os alunos conseguiram estabelecer protocolos de colaboração.
É neste espírito que queremos agradecer à Direção do Agrupamento, por todo o apoio prestado. De igual forma, agradecer aos pais, professores envolvidos, encarregados de educação e assistentes operacionais, pelo seu apoio incondicional. E também a todas as associações e demais colaboradores e entidades, nomeadamente, Rancho Folclórico do Agrupamento, grupo de Ginástica Acrobática do Desporto Escolar, Maria Marques Pereira, o acordeonista Bruno Miguel, Loja de Turismo, ADERE Peneda-Gerês, Santa Casa da Misericórdia, Porta do Lindoso, na pessoa do Dr. Nuno Pousada, Adega Cooperativa de Ponte da Barca, diversos estabelecimentos comerciais locais, restaurantes e Câmara Municipal.
A todos, muito obrigada!
A Organização
Fonte: https://www.avepb.pt/portal/index.php/128-noticias-2021-2022/noticias-gerais-2021-2022/2409-intercambio-escolar-edp-partilha-com-energia