A aquisição temporária de um conjunto de 20 reproduções de obras de arte do Museu do Prado tem sido o ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto eTwinning entre as Escolas Secundárias de Ponte da Barca e de Ponte de Lima.
Em torno das 20 réplicas de obras de arte do museu, os professores e os alunos envolvidos estão a dinamizar atividades diversas, de natureza transdisciplinar, com objetivos de caráter curricular, tendo sempre presente as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas, as áreas de competência preconizadas no “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”, bem como a “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”.
Os objetivos específicos do projeto passam pela dimensão do conhecimento e das capacidades, dos conteúdos curriculares e dos domínios das disciplinas envolvidas, nomeadamente, Português, Multimédia, Francês, Inglês, dando a conhecer diversas obras icónicas da civilização ocidental, da autoria de pintores universais, percorrendo diferentes épocas históricas e correntes artísticas.
A promoção do interesse e do apreço pela arte, o conhecimento de diferentes tipos de direitos de autor e licenças, o desenvolvimento da capacidade de os alunos comunicarem em línguas estrangeiras e a promoção da sua capacidade crítica, de forma responsável e sustentada, são outros objectivos específicos do projeto.
Para a concretização dos trabalhos, que serão executados ao longo do ano, foi criado um portefólio digital intitulado Projeto IamArt, no Padlet, como espaço comum de partilha com todas as turmas envolvidas e onde os alunos vão sendo desafiados a realizar propostas de trabalho, com recurso a várias ferramentas digitais.
Os discentes de diferentes idades e níveis de ensino participam em jogos em formato escape-room, no Google Forms e no Google Web Earth, tendo aí alocadas outras ferramentas, desde QRCodes, vídeos e kahoots, que preveem a autoavaliação e avaliação dos desafios.
Os trabalhos produzidos pelos alunos das turmas dos 7.º, 9.º, 10.º e 11.º anos que participam no projeto serão exibidos, no final do ano, numa exposição itinerante, em Ponte da Barca e em Ponte de Lima, bem como numa galeria virtual, recorrendo ao Artsteps: trabalhos plásticos, trabalhos em formato vídeo, animações e gravações áudio em língua inglesa e portuguesa.
A Santa Casa da Misericórdia foi também convidada a participar na exposição com desafios propostos pelos alunos e realizados pelos utentes, estando previsto um encontro intergeracional, onde, inspirados pelas obras icónicas do Museu do Prado, todas as infâncias poderão partilhar as suas experiências e os seus magníficos trabalhos.
A ilustrar esta dinâmica, partilhamos com a comunidade um vídeo que, aliás, foi apresentado no passado dia 10, em Valença, no Fórum “Criatividade em Ação”, onde foi realçado o trabalho dinamizado no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, no âmbito da promoção das artes.
O Fórum contou com a presença, entre outros, de Paulo Lima, coordenador interconcelhio do PNA, Maria Luísa Oliveira, responsável pela Academia PNA, e Sara Brighenti, subcomissária do PNA.
A coordenação do PNA
Fonte: https://www.avepb.pt/portal/index.php/agrupamento/noticias/noticias-do-agrupamento-2021-2022/128-noticias-gerais-2021-2022/2450-pna-projeto-iamart-em-acao