Escola Básica Diogo Bernardes: Cantar as Janeiras
Escola Básica Diogo Bernardes
Cantar as Janeiras
Tal como em anos anteriores, as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo foram cantar as Janeiras à comunidade, desejando a todos um Bom Ano.
Com coroas na cabeça e vozes afinadas, cantaram em frente ao edifício da Câmara Municipal para todos os que, apesar do frio, ali se deslocaram para os ouvir.
De seguida, deslocaram-se à Escola Secundária e cantaram para a comunidade escolar, que os brindou com rasgados elogios.
Assim se cumpriu a tradição!
A Organização
Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios a Cantar as Janeiras
Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios a Cantar as Janeiras
Para manter a tradição, o CEAR este ano levou as Janeiras até Tamente, Igreja e Froufe (União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil), Santo, Travesso, Caçapedro, Cachagões, Cartões e Igreja (Freguesia de Azias) e Barral – Senhora da Paz (União de Freguesias de Vila Chã S. João e Santiago) a tradicional atividade de início de ano/período “Cantar as Janeiras às nossas gentes”.
Pelas ruas e ruelas dos lugares escolhidos, todas as crianças animadas caminharam sem cansar de porta em porta a cantar as melodias escolhidas para a ocasião, ensaiadas pelas suas professoras e educadora.
As populações mais uma vez agradecidas pela presença de tantas crianças a substituírem o silêncio do seu lar deliraram com a energia que proliferava ao longo das ruas que estas iam percorrendo, dizendo “Bom Ano para todos...”
Na sala convívio da Junta Fabriqueira de Santa Maria de Azias foi o almoço, proporcionando a mesma refeição que teriam na escola.
Da parte da tarde, no lugar do Barral, os alunos concentraram-se para o lanche junto ao Santuário de Nossa Senhora da Paz.
O Centro Escolar agradece a toda a comunidade pela simpatia manifestada, especialmente à Junta Fabriqueira de Santa Maria de Azias, União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil e Câmara Municipal.
Os Alunos, Assistentes Operacionais, Professores e Educadora, desejam a todos UM BOM ANO DE 2017!
Os docentes do CEAR
Teatro/debate "(In)dependências"
Teatro/debate "(In)dependências"
No âmbito do Programa de Promoção da Educação para a Saúde (PES), no dia 13 de janeiro a companhia de teatro USINA, em articulação com o Programa Cuida-te do Instituto Português da Juventude, apresentou o teatro/debate "(In)dependências" às turmas do 9.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca.
Tudo decorreu no polivalente da Escola, contando com a boa disposição dos atores e a participação ativa dos alunos.
O tema retratado foram as diferentes dependências a que os adolescentes estão facilmente expostos, numa tentativa de sensibilizar os jovens para evitar certos comportamentos de risco e também para alertar para a adoção de outros saudáveis e positivos, tais como a socialização responsável - sem o consumo de substâncias tóxicas e/ou aditivas e a utilização controlada, não abusiva, da tecnologia.
De uma forma bastante interativa, o tetro /debate (In)Dependências foi de encontro ao objetivo desta atividade da equipa PES, informar, sensibilizar, prevenir comportamentos de risco e promover hábitos de vida saudável.
Filipa Cerqueira, 9.º ano
A preparar o futuro!
A preparar o futuro!
No âmbito da orientação escolar e profissional, os alunos que frequentam os 11.º e 12.º anos de escolaridade dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Ciências Socioeconómicas participaram nas visitas de estudo às Escolas de Engenharia e de Ciências da Universidade do Minho.
As atividades promovidas pelo Serviço de Psicologia e Orientação decorreram no dia 17 de janeiro do ano em curso, contando com a excelente colaboração dos docentes no acompanhamento dos alunos às escolas supracitadas.
Os alunos previamente foram informados e sensibilizados para optarem por uma das visitas às escolas, em função dos seus projetos vocacionais.
Os alunos que escolheram a Escola de Ciências, no campus de Gualtar, em Braga, tiveram a oportunidade de assistir a palestras variadas. A Escola, criada em 1975, constitui uma referência no ensino e investigação nas diferentes áreas das Ciências Exatas e Naturais.
As palestras incidiram nas seguintes temáticas:
- Viagem pelo mundo dos perfumes: das essências à perfumaria;
- Olhos para que vos quero: a evolução do sistema visual;
- Energias renováveis com demonstração experimental;
- Ótica e Visão;
- A relevância e os desafios nos sistemas portáteis de armazenamento de energia;
- Quem tudo vê, Experiment@Ciência.
Os alunos participantes apreciaram as palestras, no entanto consideraram que as mesmas deveriam enfatizar a componente prática.
Na Escola de Engenharia, no Campus de Azurém, Guimarães, os alunos obtiveram conhecimento da formação oferecida por esta Instituição nas áreas das Tecnologias e Engenharia. Foi uma jornada prática, com visitas a laboratórios, demonstrações e com interação específica entre alunos universitários e do ensino secundário.
As refeições dos alunos e dos acompanhantes, que participaram em ambas as visitas de estudo, decorreram nas respetivas escolas, contribuindo também para o conhecimento da dinâmica académica.
Margarida Soares (Psicóloga)
Parlamento dos Jovens
Parlamento dos Jovens
Como já tem vindo a acontecer e este ano não é exceção, decorre mais uma edição do projeto "Parlamento dos Jovens", que é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República.
Tendo em conta o envolvimento da nossa Escola e o desempenho apresentado, contamos com a presença da Srª. deputada Emília Cerqueira para nos prestar alguns esclarecimentos relativos ao tema de este ano, "40 anos da Constituição Portuguesa".
Deste modo, no passado dia 16 de janeiro, alguns alunos do ensino básico e do ensino secundário participaram numa sessão com a Srª. deputada, eleita pelo Círculo de Viana do Castelo.
As questões colocadas sobre o funcionamento do Parlamento foram desde logo esclarecidas com uma pequena apresentação e dúvidas de índole mais específica foram, de igual modo, prontamente, respondidas.
Como já seria de esperar, foi uma experiência extremamente enriquecedora que esperamos que se repita durante muitos anos, pois só revela o empenho por parte da nossa Escola.
Luana Silva, 12.º ano

































