Filme "Chamada Perdida" em destaque no "Lugar do Real"
Filme "Chamada Perdida" em destaque no "Lugar do Real"
O filme “Chamada Perdida”, realizado com os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Crasto, no ano letivo de 2013/2014, no âmbito do projeto "Missão Estrada Segura", já está disponível para visionamento online. Podem vê-lo, em destaque, no sítio “Lugar do Real”, um local criado pela Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual para permitir o visionamento do documentário, de filmes e vídeos escolares e da fotografia documental, disponibilizados para fins pedagógicos, de investigação e culturais.
Dia do Município 2015
Dia do Município 2015
No dia em que a Câmara Municipal de Ponte da Barca atribui ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, na cerimónia solene de celebração do Dia do Município, a Medalha de Mérito Social, assinalamos esse público reconhecimento do trabalho que desenvolvemos com a partilha de um pequeno vídeo.
É desta forma que, aqui, publicamente, reconhecemos o trabalho e a preciosa colaboração de TODOS os que nos permitem ser quem somos!
Bem Hajam!
Alternativas de Formação - 9.º Ano ... e agora?
Alternativas de Formação
Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) motivou um conjunto de atividades que mobilizou a comunidade escolar do Agrupamento.
No polo 2 da Escola-sede, esteve patente ao público, na cantina, uma exposição de marcadores, alusivos a diversos frutos, suas propriedades e benefícios. Estes marcadores surgiram na sequência de uma investigação, realizada pelos alunos dos 5.º e 6.º anos, sob a coordenação do Grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais).
No período da manhã, o GPS (Grupo de Promoção da Saúde) dinamizou atividades com os alunos do 6.º ano, divididos em quatro equipas: Pedipaper, “Uma Ementa Saudável”, atividade física e composições subordinadas ao tema “Uma Alimentação Saudável”.
O envolvimento e entusiasmo das diferentes equipas foram elevados, permitindo o alargamento dos saberes dos alunos e a consciencialização da importância de uma alimentação saudável. A equipa “Laranja” (6.º F) foi a vencedora, embora o empenho que todos colocaram na sua concretização tenha sido muito positivo.
Outra atividade muito produtiva teve a ver com o colóquio sobre hábitos alimentares saudáveis que a nutricionista Susana Quintas e a Enfermeira Alexandrina Rodrigues, do GPS, dinamizaram com encarregados de educação de alunos do Pré-escolar do Agrupamento. Esta sessão aconteceu no âmbito do projeto PASSE que, desde há alguns anos, tem vindo a ser desenvolvido.
Ainda à tarde, os alunos do CAS – Clube dos Amigos Solidários e a professora Gabriela Menezes leram histórias alusivas à fruta, para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A jornada do Dia Mundial da Alimentação envolveu todos os alunos do polo 2, que trouxeram fruta para a Escola, com a qual foi confecionada uma roda dos alimentos e uma saborosa salada de fruta que conquistou muitos fãs.
O Centro Escolar de Crasto trabalhou, de igual modo, a temática ao longo da semana, com o objetivo de incentivar os alunos ao consumo diário de fruta e legumes, bem como para a adoção de hábitos de vida saudáveis, promotores de saúde e bem-estar.
No Pré-escolar, explorou-se a roda dos alimentos de diversas formas, desde histórias, pintura, recorte, colagem e finalmente a construção da mesma, com vista à participação no concurso promovido pela Mimosa – “Crescer Saudável”. Caminhando sempre de encontro aos interesses das crianças, confecionaram-se multicoloridas pizas de fruta, que logo pela sua apresentação agradaram a miúdos e graúdos.
Em articulação com o 1.º Ciclo e a professora das AEC, ergueu-se uma gigante pirâmide alimentar, muito elucidativa sobre as diferentes quantidades de alimentos que nela constam e as quantidades/porções aconselhadas.
No Dia Mundial da Alimentação, puseram mãos à obra e todos juntos confecionaram deliciosas e coloridas espetadas de fruta. De uma forma divertida e transversal, foram exploradas competências e conteúdos.
Foi, sem dúvida alguma, uma semana bastante enriquecedora para todos os intervenientes e os alunos ficaram, certamente, mais elucidados e ricos nos seus conhecimentos.
Grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais),
GPS (Grupo de Promoção da Saúde) e Docentes do CE de Crasto
Adiamento do Corta-mato
Adiamento do Corta-mato
Estando calendarizada a realização do corta-mato escolar para o dia 27 de outubro, e dada a previsão de condições atmosféricas adversas, informa-se toda a comunidade escolar de que, tendo em vista a participação do maior número de alunos, desde o 1.º ao 12.º ano, esta atividade será adiada para o dia 15 de dezembro.
O Diretor
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Concurso "Escola Espaço de Cidadania"
Concurso "Escola Espaço de Cidadania"
Arranca no próximo dia 2 de novembro de 2015 o Concurso "ESCOLA ESPAÇO DE CIDADANIA".
Este concurso vai decorrer durante o ano letivo de 2015/2016 e destina-se aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
O concurso "ESCOLA ESPAÇO DE CIDADANIA" colocará à prova a capacidade de cada TURMA concretizar práticas de responsabilidade comum e de carácter comunitário e tem como objetivo primordial promover os laços de cidadania, no sentido de uma maior participação na vida escolar e num contexto de abertura pessoal aos valores cívicos.
Inscrevam já a vossa TURMA e arrisquem-se a ganhar PRÉMIOS FANTÁSTICOS!
Miguel Cerqueira fascina plateia com a “Influência da Tecnologia Alimentar na Saúde”
Miguel Cerqueira fascina plateia
com a “Influência da Tecnologia Alimentar na Saúde”
No âmbito do Dia da Alimentação, alunos do 9.º ano e do Ensino Secundário (Cursos de Ciências e Tecnologias) participaram num colóquio/debate subordinado ao tema “A Influência da Tecnologia Alimentar na Saúde”, dinamizado pelo jovem investigador Miguel Cerqueira, natural de Ponte da Barca.
Num ambiente informal, o convidado explicou o seu percurso enquanto antigo aluno das Escolas do Agrupamento, o que foi importante para desmistificar a ideia de cientista fechado no seu laboratório, afastado da realidade, e confirmar que o sucesso profissional está ao alcance de todos.
Foi com base na realidade dos dias de hoje que o colóquio/debate foi abordado, evidenciando o papel da tecnologia alimentar, até chegar ao seu grande alvo: o consumidor.
Numa linguagem acessível, foram apresentados os desafios da tecnologia alimentar para responder às necessidades alimentares num futuro próximo e longínquo (impressão 3D de alimentos e introdução de insetos na alimentação ocidental).
Analisadas foram ainda questões ambientais e a necessidade de substituir as embalagens de plástico por embalagens comestíveis, assim como a introdução de produtos nanoestruturais em alimentos, para garantir uma alimentação saudável (por exemplo, o ómega 3 presente em alguns peixes no pão), e de que forma é possível, nos dias de hoje, não nos restringirmos apenas aos produtos alimentares da época, aumentando a validade “tempo de prateleira”.
Licenciado em Engenharia Biológica pela UMinho, Miguel Cerqueira desenvolveu nesta instituição o doutoramento em Tecnologia Alimentar, o que lhe valeu o prémio de Melhor Tese de Doutoramento 2011 da Escola de Engenharia.
É investigador de pós-doutoramento no CEB e professor convidado do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica. Tem estabelecido parcerias com outras universidades e centros de investigação e participado em estadias nas universidades de Aveiro, Cork (Irlanda), Vigo (Espanha) e Estadual de Campinas (Brasil).
Em 2013, criou a “Improveat”, que promove o desenvolvimento de produtos inovadores para a indústria alimentar. É autor de 120 artigos e recebeu vários prémios, como o Young Scientist Award pela União Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca felicita Miguel Cerqueira e exprime o seu agradecimento por esta palestra/debate tão interessante!
Professora Isabel Esteves,
Coordenadora do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento
“Árvore dos Desejos” do Centro Escolar de Crasto
“Árvore dos Desejos” do Centro Escolar de Crasto
Trabalhar em articulação com as famílias vem sendo um hábito deste Centro Escolar, ao longo dos anos. Dando seguimento a esta prática, foi laçado um desafio aos alunos e encarregados de educação: “Que desejo gostarias de ver realizado durante este ano letivo?”
Através desta actividade, foram partilhados sonhos, estabelecidos objetivos pessoais, conhecidos desejos e anseios.
Cada aluno/ encarregado de educação escreveu o(s) seu(s) desejo(s) na "folha da árvore" e colocou-a na “Árvore dos Desejos”.
No final do ano letivo, será feita uma avaliação da concretização ou não destes objetivos.
Obrigada a todos por esta linda “Árvore dos Desejos” – prometemos ajudar a realizar todos os desejos e a superar as expectativas.
Docentes do CE de Crasto
Metodologias de Estudo
Metodologias de Estudo
A Biblioteca Escolar acaba de desenvolver sessões sobre metodologias de estudo com cada uma das seis turmas do 9.º ano de escolaridade (percurso regular).
O trabalho, promovido em articulação com as docentes de Português, teve como objetivo “educar para a autonomia e para o espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de trabalho” (Projeto Educativo), e apoiar os utilizadores no estudo autónomo, acompanhando-os na consolidação de competências e de hábitos de trabalho, baseados na consulta, tratamento e produção da informação.
Foi uma oportunidade para analisar/refletir sobre uma série de situações a evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o trabalho mais rentável, potenciando a autonomia.
A importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer, e a necessidade de criar rotinas de estudo, com um horário mais ou menos exigente, foram outros aspetos explorados, assim como um conjunto de princípios/recomendações práticos para tornar o estudo mais produtivo e como consultar um dicionário e uma enciclopédia, como explorar um índice remissivo e como elaborar um trabalho.
No final, foi distribuída a cada participante uma brochura intitulada “Metodologia de Estudo”, da autoria do Prof. Luís Arezes, que apresenta seis etapas para um método de estudo e elenca 26 normas para o trabalho individual.
As sessões revelaram-se muito produtivas, despertando nos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
Divulga-se aqui o tutorial utilizado na dinamização da atividade, um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de educação que se vem juntar a outros já anteriormente disponibilizados na página web do Agrupamento (“Documentos”) e no blogue da Biblioteca Escolar (página “Materiais de Apoio”).
Biblioteca Escolar
Contratação de Escola 2015/2016 - Lista de Ordenação Final de Candidatos - Técnico Especializado (Multimédia)
Contratação de Escola 2015/2016 - Técnico Especializado (Multimédia)
(Decreto‐Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2015/2016.
Horário n.º 3 – Técnico Especializado para o Curso Profissional de Técnico de Multimédia e Curso Vocacional de 3.º ciclo - Fotografia – 13 horas |