Trabalhos do Clube "Arte com agulhas"
Trabalhos do Clube "Arte com agulhas"
Dia da Psicologia
Dia da Psicologia
No dia 17 de maio realizou-se, na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, no âmbito da disciplina de Psicologia, o “Dia da Psicologia”.
Os alunos das turmas C e D do 12.º ano foram os principais mentores do evento, assim como o professor responsável pelas turmas, Professor Eduardo Pereira. A atividade ocorreu durante o horário escolar, iniciando-se com a palestra direcionada pela hipnoterapeuta Anabela Sequeira de Oliveira, em que a oradora prestou alguns esclarecimentos aos alunos do secundário e professores acompanhantes sobre a prática da hipnose.
Após a hora de almoço foi introduzida uma outra atividade, de índole mais prática, onde os alunos puderam visualizar uma exposição com os conteúdos leccionados na disciplina em questão, em suporte de papel e digital. Ainda lhes foi dada a oportunidade de realizarem algumas experiências práticas, no âmbito do subtema a ” Perceção”.
Na perspetiva dos organizadores, as atividades foram muito bem-sucedidas assim como a manifesta adesão do público-alvo, conseguindo alcançar os objectivos do evento: que os alunos tomassem conhecimento de parte da essência da Psicologia e que para o ano os motive a integrar no seu plano curricular a disciplina.
Redigido por: Ana Francisca Alves e Sara Lopes Ribeiro, 12.º D
Parlamento dos Jovens do Secundário
Parlamento dos Jovens do Secundário
Nos dias 27 e 28 de maio, realizou-se na Assembleia da República, em Lisboa, a fase final do Parlamento dos Jovens do Secundário que contou com a participação de três alunos da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca: Plácido Gomes e Sofia Pereira, como deputados, e Bárbara Fonte, na qualidade de jornalista.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, cujo programa anual se desenvolve desde 1995, tendo por objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, envolvendo várias escolas apuradas em diversas fases, tendo por finalidade a participação nas sessões nacionais.
Este ano, o tema abordado foi “Os Jovens e o emprego: que futuro?”. Os nossos alunos, juntamente com os do distrito de Viana do Castelo, defenderam com eloquência e exuberância o tema sugerido e as medidas propostas para a Constituição da República.
No primeiro dia do Parlamento, decorreram as reuniões das Comissões dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, enquanto os professores e os jovens jornalistas visitavam e conheciam a história do Palácio de S. Bento.
No último dia, durante a manhã, o Deputado Ribeiro e Castro iniciou solenemente o Plenário. De seguida, ocorreu o período de perguntas aos deputados representantes dos Grupos Parlamentares e, no final, oconteceu o debate dos Projetos de Recomendação à Assembleia da República. Durante a tarde, sucedeu a conclusão dos mesmos e a votação final. Para encerrar a sessão nacional do Parlamento dos Jovens compareceu o Deputado Ribeiro e Castro.
Estes dias foram uma experiência inesquecível, que nos enriqueceu enquanto pessoas, melhorando o nosso discurso e a nossa perspetiva sobre a Assembleia da República.
A jornalista, Bárbara Fonte
E-book “O Moinho da Aldeia”
E-book “O Moinho da Aldeia”
A turma do 4.º A da Escola-sede do Agrupamento acaba de editar, em articulação com a Biblioteca Escolar, o e-book “O Moinho da Aldeia”.
Sob a orientação da professora titular, Cristina Araújo, os alunos desenvolveram em contexto familiar o projeto “História Enlatada”, cujo produto final é agora disponibilizado em linha.
A professora iniciou a história que, depois, foi ganhando forma, graças ao trabalho dos alunos, um a um, com a colaboração dos respetivos encarregados de educação.
Com este projeto, mais do que trabalhar a temática das antigas energias da água e do vento, agora (re)descobertas e designadas por novas, Escola e Família exercitaram, isso sim, o desafio de articular esforços, de reforçar entusiasmos, de criar laços.
E todos, em sintonia, conseguiram aprofundar o fascínio pelo livro e pela leitura, num processo altamente meritório de trabalho em rede, mobilizando os alunos, a Escola e a Família para o exercício conjunto da leitura e da escrita, convocando a criatividade e a imaginação, escolhendo palavras e burilando frases.
Pode aceder ao e-book, clicando na capa do livro.
Prof. Luís Arezes
Convocatória Nº116 (Atividade das AEC)
Assunto: Atividade das AEC
Data: 14 de junho, 14:30 horas
Trabalhos artísticos desenvolvidos com os alunos na Oficina das Artes
Trabalhos artísticos desenvolvidos com os alunos na Oficina das Artes
Atividades realizadas no âmbito da Oficina das Artes com os alunos das Unidades de Apoio à Multideficiência e alunas do 6º F inscritas no Clube das Artes:
Dança com o Vítor ao ritmo das apresentações do Rancho Folclórico do Agrupamento disponíveis no youtube; os reque-reques, instrumento musical de origem popular, facilmente identificável pela sua sonoridade característica relacionada com o folclore, feitos a partir de materiais recuperados, pasta de papel, tinta acrílica e canas da Índia ou dos foguetes das festas e romarias populares, realizados transdisciplinarmente com os alunos das U.A.M 1 e 2; o Filipe Sá e as alunas do 6º F inscritas no Clube das Artes, trabalho artístico: “Diversidade Humana-Sala de Snoezelen”, uma alusão aos benefícios da musicoterapia e a aplicação das novas tecnologias, na procura de um espaço-ambiente virtual propício a atividades de relaxamento e de serenidade, com o propósito de despertar a curiosidade e a reflexão da comunidade educativa para esta possibilidade a nível de equipamentos de apoio ou adaptações curriculares de grande porte para alguns dos nossos alunos que, dadas as suas características tão peculiares, só iriam beneficiar desta modalidade de apoio. O trabalho foi realizado pelos alunos Vítor, Filipe Sá e Filipe Soares, sob a orientação e colaboração do professor José Mário Gonçalves.
Tríptico constituído por motivos do folclore: “Tocador de concertina”, “As Cantadeiras” e padrão rítmico conseguido por irradiação de um elemento modular, explorando o desenho, a pintura acrílica, o stencil, o aerógrafo/spray acrílico, velatura de goma laca com álcool desnaturado, trabalho realizado pelo aluno Filipe Sá sob a orientação e colaboração do professor José Mário Gonçalves.
Por último, a tela representativa do “Folclore na Nossa Escola-Povo que canta”, pelas alunas do Clube das Artes e Filipe Sá.
Os trabalhos encontram-se expostos em diversos espaços da Escola: Biblioteca do polo 2, cantina do polo 2, e polivalente do polo 1.
Prof. José Mário Gonçalves
Convocatória Nº115 (Reuniões de Avaliação – 3.º Período - 2.ª alteração)
Assunto: Reuniões de Avaliação – 3.º Período (2.ª alteração)
Oferta Curricular Complementar - Uma dinâmica formativa inovadora da nossa Escola
Oferta Curricular Complementar
Uma dinâmica formativa inovadora da nossa Escola
A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
O mundo está a chegar a um ponto cada vez mais crítico. O aumento do consumo e exploração incontrolável de recursos naturais do planeta agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.
Torna-se hoje clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas económicas e industriais, com reflexos positivos evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.
Para reverter esta situação, precisamos pensar na educação ambiental, realçando a sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores da sociedade: económica, política, saúde, etc..
Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Iniciando pela escola, expandindo-se pela vizinhança e sucessivamente até à região, ao país e ao planeta. A aprendizagem será mais efectiva, se a atividade estiver adaptada às situações da vida real do meio em que vivem aluno e professor.
Foi com estas preocupações que os alunos do 6.º ano, no âmbito da Oferta Curricular Complementar do Agrupamento, procuraram refletir as questões do ambiente e desenvolver um conjunto de interessantes trabalhos de que a seguir reproduzimos uma pequena amostra.
Prof. Paulo Castro
Emissão N.º31 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Emissão N.º31 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Já se encontra disponível para ouvir em podcast/fazer download, a emissão número 31 (08-06-2013) do Programa "Leituras & Companhia", dedicada ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Recorda-se que a emissão é difundida pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12h00 e as 13h00, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Emissão n.º31 [08/06/2013]
"Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas"
Para ouvir ou fazer o download das emissões em formato MP3, clique aqui.
Para consultar a lista das emissões anteriores, visite a página do "Leituras & Companhia".
Visita de estudo à Fundação de Serralves
Visita de estudo à Fundação de Serralves
No passado dia 14 de maio realizou-se uma visita de estudo à Fundação de Serralves, organizada pelo Grupo de Educação Especial do Agrupamento. O grupo era constituído pelos docentes de Educação Especial, Professor José Mário do Clube das Artes, pela Terapeuta Ocupacional Sofia Vítor, pelos alunos das Unidades de apoio à multideficiência e por outros alunos integrados na Educação Especial.
Partimos de Ponte da Barca por volta das 8:45. Chegados a Serralves fomos divididos em dois grupos acompanhados, cada um, por uma guia. Iniciamos a nossa visita com um passeio pelo parque de Serralves onde todos tivemos a oportunidade de explorar sensorialmente as esculturas instaladas nesse local, possibilitou o reconhecimento do valor paisagístico, ecológico e estético de um lugar com características singulares, vocacionado para experiências e aprendizagens múltiplas. Deslumbramo-nos, ainda com os célebres e magníficos jardins de Serralves.
Em seguida visitamos a exposição do autor que se encontrava no museu. Alberto Carneiro (São Mamede do Coronado, 1937) é um dos artistas que, nas décadas de 1960 –70, abriram novos caminhos para a prática artística em Portugal. Tem vindo a desenvolver uma singular relação entre a arte e a natureza. Toda a produção artística de Alberto Carneiro se confunde com a sua própria vida e com as reminiscências do meio onde nasceu e cresceu e se descobriu como artista e criador.
Para Alberto Carneiro, a presente exposição é um manifesto, cuja ideia central é a demonstração de que a arte é o artista e também o espectador. Concebida como uma unidade especificamente criada para os espaços de Serralves, a mostra é composta, na sua maioria, por obras inéditas criadas a partir de raízes e troncos de laranjeiras, oliveiras, bambus e vides, sempre acompanhadas de vidros ou espelhos com textos que, para além de realçarem a importância da palavra na obra de Alberto Carneiro, envolvem o espectador através do seu reflexo: o "teu ser imaginante”. As obras são assumidas como "momentos”, reiterando o facto do percurso do espectador ocorrer não só no espaço como também no tempo.
Por último, os alunos realizaram desenhos sobre a natureza e construíram esculturas com elementos da natureza e objetos do quotidiano.
Diga-se desde já que adoramos, gostamos bastante das atividades que nos foram apresentadas.
Após a visita aos diferentes espaços da fundação sentimos a “barriga a dar horas”, resolvemos almoçar num espaço lindíssimo ao ar livre dentro da quinta de Serralves. Partilhámos um momento mágico de um piquenique e estávamos esmagados com tanta beleza! Depois do almoço exploramos aquele local onde observamos animais e plantas. O contacto com a Natureza foi simplesmente relaxante!
Nem só dentro do Museu se pode admirar obras de arte!
Depois de almoçarmos no Parque da Fundação de Serralves foi tempo de nos dirigirmos para a nossa escola.
À saída e depois de nos deslumbrarmos com a paisagem oferecida pela praia de Matosinhos era chegada a hora do regresso, terminando deste modo uma visita de estudo que, pelo balanço efetuado, alcançou os objetivos que a nortearam.
Neusa Ferreira e Vitor Pinto