Miúdos a Ler
Miúdos a Ler
Ao longo do segundo período, as turmas B e C do 8.º ano, em parceria com a Biblioteca Escolar, desenvolveram um projeto de leitura no âmbito da disciplina de Português e do estudo da obra de Jorge Amado, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - uma história de amor”.
A história é uma fábula sobre um gato malhado que se apaixona por uma andorinha e busca o amor da sua vida, mas a relação é rejeitada pela diferença de tamanho e pela diferença de espécies. A obra é conhecida por tratar de temas como o amor, aceitação, preconceito e diversidade, e é considerada uma das mais importantes da literatura infantil brasileira.
Os alunos tiveram oportunidade de ler a obra, de realizar trabalhos relacionados com a leitura e de partilhar com a comunidade escolar e com os encarregados de educação a sua perspetiva pessoal. Foram escolhidos materiais reciclados, expostos na biblioteca e apresentados na Semana da Leitura a alguns encarregados de educação que puderam usufruir desta atividade, no dia 28 de março.
Obrigada a todos os que tornaram possível este sonho.
Professora Isabel Gonçalves
Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo celebram Semana da Leitura com forte animação
Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo celebram Semana da Leitura com forte animação
A Educação Pré-escolar (EPE) e o 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca viveram a última semana do 2.º período com enorme intensidade, tantas foram as iniciativas dinamizadas, com especial destaque para as relacionadas com a promoção do livro e da leitura.
Encontros com autores, momentos de partilha de leituras entre as salas/turmas, sessões com pais/encarregados de educação, teatro de sombras, caminhadas, experiências científicas e atividades de Páscoa deram corpo a um programa rico e diversificado em que as três Escolas do Ensino Básico – Diogo Bernardes, Crasto e Entre Ambos-os-Rios – celebraram a Semana da Leitura.
Na segunda-feira, o polivalente do bloco H da EB Diogo Bernardes conheceu especial entusiasmo, com as crianças da EPE e do 1.º Ciclo a interagirem e a vibrarem com a música ao vivo de Luís Portugal (vocalista dos “Jafumega”), que apresentou uma conversa cantada a partir do seu livro “As Canções da Minha Escola”. A turma B da EPE dinamizou também um momento de teatro de sombras e, nas Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, as atividades centraram-se na partilha de leituras entre turmas e em articulação com a família.
Dinâmica idêntica de partilha entre salas/turmas e de interação com os encarregados de educação foi operacionalizada no dia seguinte nas três escolas. Na Diogo Bernardes, a Educação Pré-escolar e as turmas do 1.º ano tiveram, por sua vez, oportunidade de conversar e de conhecer mais de perto o escritor Vergílio Alberto Vieira, contactando com a sua vasta obra literária.
Na quarta, foi a vez das Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios receberem um autor. Sílvia Duarte, docente do 1.º Ciclo no Agrupamento e autora do livro “7 Bichos a Rimar”, com ilustração de Alexandre Reis, conversou com as crianças sobre o universo mágico do livro, transportando-as para o fantástico mundo dos insetos. Em Crasto, a tarde foi ainda aproveitada para leitura com chá inter-turmas e, na Diogo Bernardes, o dia foi dedicada a atividades de articulação com a família e entre turmas e, no caso da EPE, o teatro de sombras dinamizado pela turma B.
O programa da quinta-feira voltou-se para a atividade física, tanto mais que, a nível do Agrupamento, se realizou neste dia a XIV edição da caminhada “Respirar a Barca”, com a participação dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e do Secundário. Os mais novos da EB Diogo Bernardes aproveitaram para fazer um passeio pelos espaços circundantes da escola sede e ao quartel dos Bombeiros, os de Entre Ambos-os-Rios foram até ao parque de campismo e os de Crasto tiveram a responsabilidade de receber os colegas mais crescidos, pois foi nesta Escola que aconteceu o convívio de almoço dos participantes na caminhada "Respirar a Barca".
O programa do último dia foi preenchido com pesquisas e experiências de âmbito científico e com atividades relacionadas com a quadra pascal, tais como caça ao ovos e confeção de pão de ló.
Esta foi uma Semana de grande animação, em que a interação e o trabalho colaborativo, envolvendo educadoras e docentes titulares, Biblioteca Escolar e família, se revelaram extremamente produtivos, na medida em que proporcionaram ambientes de aprendizagem com um impacto muito forte no enriquecimento pessoal e escolar das crianças.
A Organização
À DESCOBERTA DO ENSINO SUPERIOR
À DESCOBERTA DO ENSINO SUPERIOR
Be Connected 2023 – Instituto Politécnico de Viana do Castelo
No passado dia 23 de fevereiro de 2023, turno da tarde, os alunos do ensino secundário, que frequentam o 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos e do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia, participaram no evento Be Connected 2023, promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O evento teve como objetivo promover o conhecimento dos cursos ministrados pela instituição de ensino superior em questão, possibilitando aos nossos alunos o diálogo com docentes, técnicos e alunos do ensino superior, a partilha de experiências e saberes, bem como a descoberta de novas perspetivas e horizontes.
Uminho Portas Abertas (UPA)
No dia 31 de março de 2023, os alunos do ensino secundário, que frequentam o 11.º e 12.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos e do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia, participaram no evento Uminho Portas Abertas (UPA), promovido pela Universidade do Minho.
Este evento decorreu no Campus de Azurém (Guimarães) e teve como objetivos dar informações sobre a oferta educativa da Universidade do Minho, proporcionar a participação nas atividades e workshops sobre temáticas variadas e oferecer a oportunidade de conhecer o ambiente académico.
Os alunos tiveram a liberdade de explorar o campus de forma autónoma, promovendo o sentido de responsabilidade e o envolvimento nas atividades de exploração vocacional, de acordo com os seus interesses, aptidões e expectativas relativas ao futuro.
O almoço foi servido na cantina da referida Universidade, permitindo aos alunos uma perceção mais abrangente da vida académica.
Viagens ao Futuro
As visitas de estudo supracitadas foram organizadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação e contaram com a colaboração dos professores. Estas iniciativas, entre outras, dirigidas aos alunos, têm estimulado a vontade de prosseguir estudos no ensino superior, contribuindo para decisões vocacionais mais informadas e conscientes com impacto direto nas suas vidas pessoais e profissionais futuras.
Serviço de Psicologia e Orientação
Visita de estudo ao Porto
Visita de estudo ao Porto
No âmbito do PAA realizou-se no dia trinte de março uma visita de estudo à baixa do Porto. A visita de estudo destinou-se aos alunos de Geografia C (das turmas:12.º C e 12.ºD) e de História da Cultura e das Artes (11.ºC), com o intuito de inserir o Porto nos critérios das Cidades Globais e de estudar o Barroco, respetivamente.
O dia foi preenchido com a visita aos Clérigos, estação de S. Bento, mercado do Bollhão, Livraria Lello, Igreja de Santa Clara e culminou com o cruzeiro das 6 pontes em barco Rabelo, seguido da travessia pedestre da ponte D. Luís.
Pela recetividade dos alunos à atividade, esta merece continuidade nos próximos anos.
Os professores responsáveis:
Ana Isabel Lopes.
Graça pires,
Guilhermina Lopes,
Óscar Sousa
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Norma 01/JNE/2023 (atualizado a 06/04/2023)
Norma 01/JNE/2023
pág.12 - atualização da redação do n.º 2 (06/04/2023)
Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ
Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ
As aprendizagens realizadas fora da sala de aula são retidas na memória mais tempo, isto é, são mais duradouras. (Dillon et al., 2006)
Na manhã do dia 22 de março, os alunos das turmas A, B e C, do 12.º ano de escolaridade, puderam executar e consolidar os conhecimentos de Probabilidades e Cálculo Combinatório adquiridos na disciplina de Matemática A.
O desafio foi lançado pelas professoras da disciplina com o objetivo de trabalhar, em DAC (Domínios de Autonomia Curricular), as aprendizagens essenciais das disciplinas de Matemática A e de Português. Na ideação do projeto, privilegiou-se o desenvolvimento das seguintes áreas de competências: Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; e Relacionamento interpessoal.
Em contexto da Sala de Aula Digital, os alunos começaram por recorrer à aplicação MathCityMap, a fim de conceber trilhos matemáticos. Para a consecução do trabalho prático, e dado que a aplicação escolhida obriga a que as tarefas sejam formuladas e resolvidas in situ, os alunos criaram 16 tarefas originais, cuja realização teria de ser concretizada em diferentes locais de referência do município de Ponte da Barca: na Praça da República, na Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal, na Igreja Matriz, na Ponte Medieval, e no Mercado Municipal, ou outros lugares escolhidos pelos alunos. Os enunciados das tarefas foram revistos na aula de Português, com a colaboração da docente da disciplina.
Para finalizar, os intervenientes – professoras e alunos – procederam à auto e heteroavaliação que evidenciou o empenho e o entusiasmo com que os discentes se envolveram na atividade. A utilização da aplicação foi uma mais-valia, já que lhes permitiu recordar conceitos de probabilidade de um modo lúdico e prático, fora da sala de aula. O DAC foi uma técnica pedagógica, reveladora de todas as potencialidades dos alunos, do ponto de vista académico e inter-relacional. Assim, foram cumpridos todos os objetivos que presidiram à sua arquitetura.
As professoras de Português e de Matemática A do 12.º ano de escolaridade
Atividade "Aquijazz"
Atividade "Aquijazz"
No passado dia 17 de março decorreu na escola Básica Diogo Bernardes a atividade "Aquijazz", promovido pela CIM Alto Minho, com a Produção da "Eventos David Martins"e colaboração das professoras de Ed. Musical deste agrupamento.
Tratou-se de uma atividade bastante interessante e enriquecedora para os alunos, que tiveram a oportunidade de contactar diretamente com um estilo musical que lhes é pouco familiar, tendo enriquecido os seus conhecimentos com a apropriação de aspetos interessantes sobre a história e o género musical em questão.
Ao longo da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente na sessão, interagindo com os músicos, utilizando e explorando várias vertentes da expressão musical, como é o caso da componente vocal, instrumental e de improvisação.
Foi gratificante ver o interesse e entusiasmo dos alunos, tendo os mesmos dado um “feedback” bastante positivo.
O Grupo de Ed. Musical
Comunicado - Inscrições abertas para provas e exames (04/04/2023)
Comunicado - Inscrições abertas para provas e exames (04/04/2023)