Respirar a Barca – Pré- Escolar da EB Diogo Bernardes
Respirar a Barca – Pré- Escolar da EB Diogo Bernardes
No dia 30 de março as crianças da educação pré-escolar da Escola Básica Diogo Bernardes participaram na caminhada “Respirar a Barca”. O percurso decorreu entre a Escola Básica Diogo Bernardes e os espaços circundantes. Aproveitámos para visitar os espaços da escola sede do Agrupamento e o Quartel dos Bombeiros Voluntários.
Durante a caminhada foi evidente o ânimo e o entusiasmo demonstrado pelas crianças. Foi uma atividade muito enriquecedora!
As educadoras
DIA 2 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
DIA 2 DE ABRIL
DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
O QUE SÃO AS PEA?
A perturbação do espetro do Autismo (PEA) é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento, que resulta numa incapaciade que se prolonga durante toda a vida.Caracteriza-se por dificuldades específicas ao nível da comunicação e da interação social, variedade restrita de interessses e alterações do comportamento. Todas as pessoas com PEA são diferentes mas de um modo geral podem apresentar:
Dificuldades em comunicar e interagir com outras pessoas, pois podem não utilizar gestos, não perceber o estado emocional e as intenções do outro e não conseguir iniciar ou manter interações e relacionamentos.
Comportamentos, interesses e atividades restritas e estereotipadas, observáveis no discurso, nos movimentos motores ou no uso de objetos de forma repetitiva. Adesão excessiva a rotinas, rituais verbais e/ou de comportamentos, bem como grande resistência à mudança. E ainda reatividade reduzida ou excessiva a estímulos sensoriais.
AS 10 COISAS QUE UMA PESSOA COM PEA GOSTARIA QUE SOUBESSES:
- Antes de ser Autista, sou uma Pessoa.
- Tenho problemas sensoriais. Sensações que para ti são normais, para mim podem ser muito desconfortáveis.
- Tenho interesses especiais que me ajudam a desenvolver capacidades excecionais. Mas, os meus interesses podem não despertar curiosidade nos outros, nem o que lhes interessa me motiva a mim.
- Vejo o mundo de forma muito particular, gosto de tudo organizado e estruturado. Por isso, o dia-a-dia é caótico com tantas coisas imprevisíveis a acontecer.
- Quando falares para mim, diz-me coisas concretas. Eu não compreendo ironias e segundos sentidos.
- Posso ouvir o que dizes, mas muitas vezes não entendo. Compreendo melhor o que vejo.
- É difícil perceber o que os outros pensam e sentem. Por isso, não consigo colocar-me no teu lugar.
- Gosto de me relacionar com os outros. Às vezes, não sei como fazer e preciso de ajuda.
- As minhas birras são uma forma de comunicar. Às vezes, perco mesmo o controlo. Dá-me tempo e espaço.
- Não me critiques. Aceita-me como sou!
Eu prometo: EU VALHO A PENA. CONTO CONTIGO!!!!!
*Texto escrito com base em publicações da Fundação AMA.
Grupo 910 – Educação Especial
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Direito a uma velhice digna"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Direito a uma velhice digna"
Alunos do 6.º ano visitam Centro Histórico de Ponte da Barca
Alunos do 6.º ano visitam Centro Histórico de Ponte da Barca
Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas concluíram, esta terça-feira, um ciclo de visitas guiadas, com a realização de um “peddy paper”, pelo Centro Histórico de Ponte da Barca.
Coincidindo com o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, criado em 28 de março de 1993, a iniciativa “Ao Encontro da História Local” – promovida pela Biblioteca Escolar e pelo Plano Nacional das Artes, em articulação com os Conselhos de Turma do 6.º ano – proporcionou aos alunos um outro olhar bem mais significativo sobre espaços e figuras que fazem parte do seu quotidiano.
O núcleo central da visita foi o Centro Histórico, nomeadamente o Largo da Misericórdia, o Jardim dos Poetas, com o Mercado Pombalino e o Pelourinho, e ainda o Centro Interpretativo do Património Fernão de Magalhães.
Para além dos espaços e da riqueza histórica que lhes está associada, a conversa alargou-se também a figuras como Maria Lopes da Costa, os irmãos Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz e, naturalmente, Fernão de Magalhães. Aliás, a visita terminou junto ao monumento a Fernão de Magalhães, na Praça com o seu nome.
Recorde-se que a data escolhida para as celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses está intimamente ligada a uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional, Alexandre Herculano, nascido a 28 de março de 1810.
A Organização
2º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
2º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
No dia 25 de março realizou-se, na nossa escola, o encontro de ginástica acrobática nível elementar e avançado e o encontro de tumbling e trampolins. Neste encontro, a nossa escola teve a participação de 33 atletas e 7 juízes, dos quais 20 são da escola de Crasto.
A prova decorreu desde as 9.00h até às 12.30h, no mini ginásio, onde estiveram presentes familiares para assistir e apoiar os seus atletas.
Estiveram presentes as escolas de Caminha e da Correlhã com mais 40 alunos.
Todos os participantes tiveram óptimas prestações e no final procedeu-se à entrega de medalhas.
De realçar a boa disposição e entusiasmo de todos os presentes.
Grupo de ginástica acrobática e de trampolins do desporto escolar
Mafalda Cardoso, Michael Sousa e Sérgio Gomes
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A controvérsia de uma Central Nuclear Portuguesa"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A controvérsia de uma Central Nuclear Portuguesa"
Alunos aplaudem “O Principezinho”
Alunos aplaudem “O Principezinho”
Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram na apresentação da adaptação teatral da "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, levada a cena pelo Grupo de Teatro MiNC Juvenil.
Com encenação de Ana Costa, o espetáculo foi a palco no auditório da EPRALIMA, em Ponte da Barca, e entusiasmou os participantes, face à riqueza das múltiplas linguagens cénicas e à qualidade do desempenho dos atores, a maioria dos quais são colegas de escola.
Recorde-se que “O Principezinho” é uma história intemporal, destinada “a todas as crianças, as que ainda o são, as que já o foram um dia e as que nunca deixarão de o ser.”
Biblioteca Escolar
Deliberação n.º 338/2023, de 24 de março
Deliberação n.º 338/2023, de 24 de março
A Deliberação n.º 338/2023 fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2023-2024.
VISITA DO PROJETO KID FUN - EDUCAÇÃO PARA VALORES
VISITA DO PROJETO KID FUN - EDUCAÇÃO PARA VALORES
As Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca nos dias 6 a 10 de março de 2023, acolheram a visita do PROJETO FUN KID – EDUCAÇÃO PARA VALORES.
Esta iniciativa da Fundação Benfica, tem como principal objetivo apoiar a Escola e a Família na educação das crianças, ao nível do SABER SER, motivando-as à descoberta e aprofundamento dos VALORES FUNDAMENTAIS DE CONDUTA E VIDA EM SOCIEDADE.
Nesta actividade participam todos os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento, sendo trabalhados nas sessões práticas e motivacionais os seguintes valores RESPEITO, SUPERAÇÃO, VERDADE, EXCELÊNCIA, HUMILDADE, RESPONSABILIDADE, FAIR-PLAY, COOPERAÇÃO, AMIZADE E COMPROMISSO.
Coordenador da Escola Básica Diogo Bernardes
Filipe Rego
A Magia da Escrita e da Ciência na defesa do Meio Ambiente
A Magia da Escrita e da Ciência na defesa do Meio Ambiente
O fascínio da escrita, do ilusionismo e da ciência estiveram no centro de uma apaixonante conversa que Filipe Monteiro manteve com os alunos do 4.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes.
Explorando a sua obra “Mestre Carbono, o Cientista”, com ilustrações de Ana Beatriz Marques, o autor conversou sobre as alterações climáticas e sobre os desafios urgentes que se colocam a cada um de nós, para salvarmos a Natureza e a própria humanidade de uma catástrofe ambiental.
Numa linguagem simples, recorrendo a ilustrações, vídeos e a experiências científicas, com um certo “toque de magia”, Filipe Monteiro trabalhou um conjunto de cenários que podem ajudar a reverter a atual situação do aquecimento global, também causado pela excessiva libertação de CO2.
Neste contexto, apresentou o processo de conversão do dióxido de carbono no favorável oxigénio – a fotossíntese –, fazendo apelo à exploração sustentável do Meio Ambiente (Química Verde).
Para além de “Mestre Carbono, o Cientista” (obra PNL), o autor já publicou “O menino que sonhava salvar o mundo”, “O Segredo da Serra dos Candeeiros” e “O brinquedo que queria que brincassem com ele”.
Biblioteca Escolar