Promoção do Slow Food

Sábado, 16 março 2013 Escrito por Administrador

Promoção do Slow Food

 

No dia 12 de março, decorreu, no auditório do polo 1, uma palestra subordinada ao tema “Slow Food”, proferida pelo Engenheiro e Coordenador da Equipa Técnica da ARDAL, Jorge Miranda, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do Curso Profissional de Técnico de Receção, que contou com a presença de várias turmas de cursos profissionais.

Relativamente ao tema, abordaram-se as noções de slow food e temas afins – vantagens, processos, locais de comercialização, importância da preservação de produtos/tradições locais, entre outros aspetos. Destacou-se, sobretudo, o princípio básico do movimento Slow Food, que é o direito ao prazer da alimentação, usando produtos artesanais, produzidos de forma que respeitem tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção. O direito ao prazer, a importância de recuperar ritmos de vida saudáveis e o valor da biodiversidade cultural são os temas que representam a base do alimento bom, justo e limpo. A centralidade do alimento é o ponto de partida para uma nova política, uma nova economia, uma nova sociabilidade que ajude a preservar e a promover as tradições/produtos locais. Por exemplo, a laranja de Ermelo.

O público envolvido na palestra pôde, assim, familiarizar-se com esta nova realidade e, por isso, ainda desconhecida da maioria das pessoas. Para a concretização do objetivo de divulgação do slow food, muito contribuíram todos os considerandos abordados pelo orador.

Professora Rosa Mendes

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca