Promoção do Slow Food
Promoção do Slow Food
No dia 12 de março, decorreu, no auditório do polo 1, uma palestra subordinada ao tema “Slow Food”, proferida pelo Engenheiro e Coordenador da Equipa Técnica da ARDAL, Jorge Miranda, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do Curso Profissional de Técnico de Receção, que contou com a presença de várias turmas de cursos profissionais.
Relativamente ao tema, abordaram-se as noções de slow food e temas afins – vantagens, processos, locais de comercialização, importância da preservação de produtos/tradições locais, entre outros aspetos. Destacou-se, sobretudo, o princípio básico do movimento Slow Food, que é o direito ao prazer da alimentação, usando produtos artesanais, produzidos de forma que respeitem tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção. O direito ao prazer, a importância de recuperar ritmos de vida saudáveis e o valor da biodiversidade cultural são os temas que representam a base do alimento bom, justo e limpo. A centralidade do alimento é o ponto de partida para uma nova política, uma nova economia, uma nova sociabilidade que ajude a preservar e a promover as tradições/produtos locais. Por exemplo, a laranja de Ermelo.
O público envolvido na palestra pôde, assim, familiarizar-se com esta nova realidade e, por isso, ainda desconhecida da maioria das pessoas. Para a concretização do objetivo de divulgação do slow food, muito contribuíram todos os considerandos abordados pelo orador.
Professora Rosa Mendes