Projeto: Os “Maios”
Projeto: Os “Maios”
[Clique na imagem, para ver mais fotografias deste álbum]
Ao percorrermos o passado, ao valorizarmos a memória e as tradições, estamos a procurar contribuir para um melhor entendimento do tempo presente.
Vários povos celebram a entrada do mês de maio ritualizando costumes que fazem lembrar cultos agrários ou festas solares, onde se revelam as origens de uma comunidade predominantemente agrícola. A construção e afixação de “Maios” é uma destas tradições.
Os “Maios” chegaram a ser proibidos, por carta régia, em 1402, e substituídos por “procissões devotas”, visando este impedimento proteger a religião cristã. As celebrações da entrada de maio eram “vistas como rituais pagãos” e foram descritas por D. João I, numa carta de 1385, “como um costume diabólico e um crime de idolatria”.
Uma outra tradição do mês de maio consistia na “coroa de maias”, feita com flores e enfeitada com laços e fitas de cores, que os rapazes depunham à porta das raparigas tendo, como significado, uma declaração amorosa. Com a mesma intenção, havia também o uso de “deitar a maia”, ou seja, de os rapazes atirarem um ramalhete de flores para as casas das namoradas, como testemunho amoroso.
Os “Maios” eram, inicialmente, feitos de flores naturais, tendo mais tarde passado a ser também elaborados com flores de papel, ou de outros materiais.
Ao desenvolver, de uma forma integrada nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, o projeto dos “Maios”, os alunos do 6.º ano da nossa Escola quiseram “dar corpo” a uma tradição tão caraterística nas comunidades minhotas.
Mas o projeto desenvolvido não se resumiu ao recuperar de tradições. Pretendeu ir mais além, ao promover uma abordagem transversal de conteúdos comuns a diferentes disciplinas e ao contribuir para um desenvolvimento integrado de conhecimentos diversificados e para a aquisição de diferentes capacidades, numa dinâmica que procurou utilizar os saberes científicos e tecnológicos para compreender a realidade sociocultural e abordar situações e problemas do quotidiano.
O produto encontrado pelos nossos alunos foi este colorido de “Maios” que foram colocados em vários pontos da Escola.
Alunos do 6.º ano
Disciplinas de EV e ET