Visita de estudo à Fundação de Serralves

Sexta, 07 junho 2013 Escrito por Administrador

No passado dia 14 de maio realizou-se uma visita de estudo à Fundação de Serralves, organizada pelo Grupo de Educação Especial do Agrupamento. O grupo era constituído pelos docentes de Educação Especial, Professor José Mário do Clube das Artes, pela Terapeuta Ocupacional Sofia Vítor, pelos alunos das Unidades de apoio à multideficiência e por outros alunos integrados na Educação Especial.

Partimos de Ponte da Barca por volta das 8:45. Chegados a Serralves fomos divididos em dois grupos acompanhados, cada um, por uma guia. Iniciamos a nossa visita com um passeio pelo parque de Serralves onde todos tivemos a oportunidade de explorar sensorialmente as esculturas instaladas nesse local, possibilitou o reconhecimento do valor paisagístico, ecológico e estético de um lugar com características singulares, vocacionado para experiências e aprendizagens múltiplas. Deslumbramo-nos, ainda com os célebres e magníficos jardins de Serralves.

Em seguida visitamos a exposição do autor que se encontrava no museu. Alberto Carneiro (São Mamede do Coronado, 1937) é um dos artistas que, nas décadas de 1960 –70, abriram novos caminhos para a prática artística em Portugal. Tem vindo a desenvolver uma singular relação entre a arte e a natureza. Toda a produção artística de Alberto Carneiro se confunde com a sua própria vida e com as reminiscências do meio onde nasceu e cresceu e se descobriu como artista e criador.

Para Alberto Carneiro, a presente exposição é um manifesto, cuja ideia central é a demonstração de que a arte é o artista e também o espectador. Concebida como uma unidade especificamente criada para os espaços de Serralves, a mostra é composta, na sua maioria, por obras inéditas criadas a partir de raízes e troncos de laranjeiras, oliveiras, bambus e vides, sempre acompanhadas de vidros ou espelhos com textos que, para além de realçarem a importância da palavra na obra de Alberto Carneiro, envolvem o espectador através do seu reflexo: o "teu ser imaginante”. As obras são assumidas como "momentos”, reiterando o facto do percurso do espectador ocorrer não só no espaço como também no tempo.

Por último, os alunos realizaram desenhos sobre a natureza e construíram esculturas com elementos da natureza e objetos do quotidiano.

Diga-se desde já que adoramos, gostamos bastante das atividades que nos foram apresentadas.

Após a visita aos diferentes espaços da fundação sentimos a “barriga a dar horas”, resolvemos almoçar num espaço lindíssimo ao ar livre dentro da quinta de Serralves. Partilhámos um momento mágico de um piquenique e estávamos esmagados com tanta beleza! Depois do almoço exploramos aquele local onde observamos animais e plantas. O contacto com a Natureza foi simplesmente relaxante!

Nem só dentro do Museu se pode admirar obras de arte!

Depois de almoçarmos no Parque da Fundação de Serralves foi tempo de nos dirigirmos para a nossa escola.

À saída e depois de nos deslumbrarmos com a paisagem oferecida pela praia de Matosinhos era chegada a hora do regresso, terminando deste modo uma visita de estudo que, pelo balanço efetuado, alcançou os objetivos que a nortearam.