Ponte da Barca tem 40 novos estudantes no ensino superior público
Ponte da Barca tem 40 novos estudantes no ensino superior público
Quarenta alunos que, no último ano letivo, concluíram o 12.º ano de escolaridade na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca acabam de ingressar no ensino superior público.
De acordo com os resultados do concurso nacional de acesso de 2013, os estudantes conseguiram colocação em 27 cursos diferentes, o que mostra bem a diversidade de preferências e também a riqueza da oferta das instituições de ensino.
Engenharia Informática e Economia foram os cursos mais procurados, com cinco e quatro ingressos, respetivamente, seguindo-se Enfermagem, com três colocações. Por sua vez, para os cursos de Marketing, Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e Optometria e Ciências da Visão entraram dois estudantes.
Os restantes 20 caloiros frequentam outros tantos cursos, a saber: Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, Ciências da Computação, Medicina, Medicina Dentária, Fisioterapia, Biologia-Geologia, Bioquímica, Geografia, Finanças, Direito, História da Arte, Animação e Produção Artística, Educação Social Gerontológica, Educação Social, Sociologia, Turismo, Negócios Internacionais, Relações Internacionais e Línguas, Literaturas e Culturas.
Em termos geográficos, o critério da proximidade acabou, mais uma vez, por ditar leis, com a Universidade do Minho a receber praticamente metade dos alunos, isto é, 19 dos 40 candidatos.
Na segunda posição, aparece o Instituo Politécnico de Viana do Castelo, com cinco ingressos, seguindo-se as Universidades do Porto e de Coimbra, com quatro colocações cada, e os Institutos Politécnicos de Bragança e de Leiria, com dois novos caloiros.
Os outros quatro estudantes foram colocados nos Institutos Politécnicos do Cávado e do Ave, de Castelo Branco e de Lisboa e ainda na Universidade de Aveiro.
No início de uma nova etapa das suas vidas, desejamos a todos estes 40 jovens as maiores felicidades e os melhores sucessos académicos e pessoais.
Professor Luís Arezes