Alunos do 2.º Ciclo participam em encontro com a autora Inês Vinagre
Alunos do 2.º Ciclo participam em encontro com a autora Inês Vinagre
Os alunos do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca viveram com entusiasmo o encontro com a autora do livro “O Homem da Nuvem Escura”, nem mais nem menos do que o título que estão a trabalhar no âmbito do Concurso de Leitura.
Inês Vinagre esteve na Escola e dinamizou três sessões organizadas pela Biblioteca escolar, em que participaram todos os alunos dos 5.º e 6.º anos, que aproveitaram a oportunidade para lhe colocar questões, esclarecer dúvidas e até fizeram questão de lhe dar sugestões para o seu próximo projeto editorial, um livro que vai falar de um desempregado. E isto porque – explicou – gosto de escrever sobre as pessoas e os seus problemas e é na vida real que encontro inspiração para os meus textos.
Num registo coloquial muito próximo, Inês Vinagre falou dos seus autores favoritos (Manuel António Pina e escritores russos), da sua paixão pela leitura e pela escrita, das obras que já publicou e da importância do livro, enquanto refúgio e ponto de encontro para a reflexão e o amadurecimento interior de cada pessoa.
Referindo-se a “O Homem da Nuvem Escura”, Inês Vinagre interpelou os alunos com uma mensagem profundamente humanista, ao sublinhar que a proximidade física e o contacto pode fazer desaparecer muitas nuvens escuras e transformar a vida das pessoas.
A terminar, a convidada, que já recebeu o "Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro" e o "Prémio Jovens Criadores", deixou um desafio: escrevam, soltem a vossa criatividade e a vossa imaginação e, depois, façam como eu, quando tinha a vossa idade, mostrem os vossos textos ao(à) professor(a) de Português que, certamente, vos ajudará a aperfeiçoar um ou outro aspeto menos conseguido.
Recorde-se que este trabalho apenas foi possível na sequência da parceria estabelecida entre o Agrupamento e as Edições “Opera Omnia”, com o objetivo de promover o livro e a leitura, através do contacto direto com os autores.
Prof. Luís Arezes