Agrupamento atribui Prémio de Mérito aos melhores finalistas do Secundário e integra 19 alunas no Quadro de Valor

Quinta, 26 dezembro 2013 Escrito por Administrador

Agrupamento atribui Prémio de Mérito aos melhores finalistas do Secundário
e integra 19 alunas no Quadro de Valor

     



O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca integrou no seu Quadro de Valor 19 alunas que, a título individual ou coletivo, desenvolveram – nos termos do artigo 40.º do Regulamento Interno – “iniciativas ou ações exemplares” e aplaudiu o Mérito e a Excelência dos dois alunos que, no último ano letivo, concluíram os percursos formativos ministrados no Secundário com a média final mais elevada, atribuindo-lhes o correspondente Prémio de Mérito.

O reconhecimento público aconteceu numa sessão solene em que foram também entregues os diplomas aos 86 alunos que concluíram Ensino Secundário, assim como os certificados aos 13 alunos que, nos termos do Regulamento Interno, evidenciaram “valor e excelência nos domínios cognitivo, cultural, pessoal ou social”, passando, por isso, a integrar o Quadro de Excelência 2013 do Agrupamento, por terem concluído o 12.º ano com uma média igual ou superior a 18 valores.

A cerimónia decorreu no polivalente da Escola Básica e Secundária que registou lotação esgotada, assinalando-se a presença, para além dos alunos, familiares e de muitos professores, do Diretor do Agrupamento, Dr. Carlos Louro, do Presidente da Câmara Municipal, Vassalo Abreu, da Deputada à Assembleia da República, Dr.ª Rosa Maria Arezes, do Presidente do Conselho Geral, Dr. António José Vieira, da Presidente da Associação de Pais, Eng.ª Sónia Almeida, do representante da Associação Cultural e Musical de Vila Verde, Dr. Júlio Dias, e do Diretor Pedagógico da Academia de Música de Vila Verde, Dr. Idílio Nunes.

O Prémio de Mérito foi este ano conquistado por Marta Sofia Fernandes Cerqueira, dos cursos profissionais, com a média de 180 pontos, e por Inês Monteiro Araújo, dos cursos científico-humanísticos, com a média de 193 pontos.

Por sua vez, no Quadro de Valor do Agrupamento foram integradas a equipa feminina de basquetebol, categoria de juvenis, que se sagrou vice-campeã nacional, e ainda três atletas do desporto escolar que, nas modalidades de corta-mato e megasprinter, nas categorias de infantis, iniciados e juvenis, tiveram desempenhos de mérito a nível distrital e nacional: Marta Filipa Araújo, Inês Gomes da Silva e Juliana Dias.

Trata-se de uma situação considerada “amplamente relevante”, no contexto social e desportivo do Concelho de Ponte da Barca, pelo que a Direção e o Clube de Desporto Escolar propuseram ao Conselho Pedagógico a sua integração no Quadro de Valor do Agrupamento.

Cumpre-se, assim – lê-se nas duas propostas – “um justo aplauso a todos quantos contribuíram para o sucesso pessoal e desportivo das galardoadas – desde a família, aos professores, colegas e instituição escolar em geral –, mas, sobretudo, presta-se uma merecidíssima homenagem às alunas que, com este desempenho, encheram de orgulho o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e, também, a comunidade educativa em geral que lhes tributam, agradecidos, este reconhecimento”.

No período das intervenções, usaram da palavra Elsa Pereira, em nome da equipa vice-campeã nacional, Inês Araújo e também o Diretor do Agrupamento. Os três fizeram questão de exprimir a sua alegria e de agradecer a todos quantos, das mais diversas formas, tornaram possível a concretização de sonhos e de projetos. É assim, com este espírito de grupo e esta cultura de equipa, que o Agrupamento cumpre a sua missão e dá vida ao seu lema de “transformar vidas, alimentar sonhos, projetar carreiras”, concluiu o Diretor.

A sessão foi enriquecida com animação musical a cargo de Vera Fonte, ao piano, com interpretação vocal de Raquel Fernandes, professora de piano no âmbito do projeto de Ensino da Música resultante da parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal de Ponte da Barca, o Agrupamento de Escolas e a Academia de Música de Vila Verde.

Atuou ainda o trio Miguel Fernandes (guitarra), Carlos Pinto (saxofone) e Paulo Freitas (percussão), e, a terminar, um grupo de alunos do 2.º Ciclo, sob a direção da professora Sandra Fernandes, que interpretou dois temas de Natal.

Um agradecimento especial às turmas 11.º D (Curso Profissional Técnico de Receção), 12.º E (Animação Sociocultural) e 10.º E (Técnico Multimédia) pelo apoio que prestaram.

Prof. Luís Arezes

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca