Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca vence fase distrital do Parlamento dos Jovens-Básico
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca
vence fase distrital do Parlamento dos Jovens-Básico
A Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca foi a grande vencedora da fase distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico, que se realizou no auditório da Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, subordinado ao tema “Drogas – evitar e enfrentar dependências”.
O Projeto de Recomendação apresentado pela Escola foi o mais votado, o mesmo acontecendo com a equipa de Ponte da Barca – constituída pela Mariana Lopes, Catarina Gomes e Ana Silva, todas do 9º ano – que também recolheu o maior número de votos entre os quatro estabelecimentos de ensino que vão representar o distrito na sessão nacional a decorrer em Lisboa, nos dias 5 e 6 de maio.
Mariana Lopes foi ainda eleita porta-voz do grupo vencedor, merecendo, de igual modo, realce o facto de a vice-presidente da mesa que conduziu os trabalhos ter sido outra aluna da EBS de Ponte da Barca, Sara Arezes (7º ano), que havia sido selecionada em sessão que teve lugar no Instituto Português do Desporto e Juventude.
Após a abertura da sessão, seguiu-se um período de perguntas e respostas formuladas pelos participantes das diversas escolas à deputada presente, Rosa Maria Arezes.
Foram, então, apresentadas as medidas constantes dos projetos das escolas participantes, a encaminhar para a Assembleia da República em tempo oportuno, dando lugar ao debate na generalidade de todos os Projetos de Recomendação.
O mais votado foi o Projeto da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, que defende a criação de equipas desportivas gratuitas de várias modalidades, a nível distrital, a melhoria da patrulha nos portos portugueses e ainda a criação de gabinetes quer nas escolas quer nos centros de saúde, com o intuito de sensibilizar os jovens para os perigos das drogas.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania, com o objetivo de formar cidadãos responsáveis, críticos e interventivos.
Professora Madalena Peres,
Coordenadora do Projeto