Alunos do 12.º A divulgam Fernando Pessoa
Alunos do 12.º A divulgam Fernando Pessoa
No âmbito da “Semana da Leitura”, os alunos do 12.º A selecionaram poemas de Fernando Pessoa, que integram o programa da disciplina de Português, para os darem a conhecer aos colegas do 11.º ano, que os estudarão no próximo ano letivo.
Assim, divulgaram não apenas o autor de uma obra múltipla e plurifacetada, mas, principalmente, o criador de uma “pequena humanidade”, constituída por figuras “exatamente humanas”, com personalidade própria. Numa “espécie de êxtase”, como conta em carta a um seu “prezado Camarada”, um dia, acerca-se de uma cómoda e, de pé, escreve “trinta e tantos poemas a fio”. Com isto, descobre dentro de si o seu mestre, Alberto Caeiro, que se apresenta como “O Guardador de Rebanhos” que, na verdade, nunca guardou rebanhos. Mas os restantes discípulos não tardam a chegar: Ricardo Reis, o poeta clássico e sereno, e Álvaro de Campos, que surge quando sente “um súbito impulso para escrever”.
Desta forma, tentaram despertar a curiosidade dos ouvintes para que, quando estudarem a poesia pessoana, o façam mais por vontade própria do que por obrigação.
Trata-se de um caso único na literatura portuguesa: sendo um só é muitos, e sendo muitos é apenas um só.
Alunos do 12.º A