Atividades de Exploração Vocacional
Atividades de Exploração Vocacional
Os alunos do Ensino Secundário que frequentam os 11.º e 12.º anos de escolaridade dos Cursos Científico-Humanísticos, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, participaram, no dia 28 de março, na 12.ª Mostra da Universidade do Porto.
Esta iniciativa proporcionou aos jovens a recolha de informações pertinentes sobre a oferta formativa das diversas faculdades que integram a Universidade do Porto, o conhecimento de investigações científicas através dos contactos com alunos e professores universitários das diversas faculdades, bem como o intercâmbio de experiências entre os jovens.
No dia 02 de abril, os alunos do 12.º ano de escolaridade dos Cursos Científico-Humanísticos - Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades - participaram no Dia Aberto da Escola de Economia e Gestão e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
No turno da manhã, os alunos assistiram às palestras, nas quais os docentes da Escola de Economia e Gestão e do Instituto de Ciências Sociais fizeram a apresentação dos vários cursos ministrados e das condições de acesso aos mesmos.
No turno da tarde, após o almoço no refeitório da Universidade, os alunos fizeram uma visita guiada às instalações, conviveram com alunos universitários e tomaram conhecimento dos serviços disponibilizados.
Estas e outras atividades têm como objetivo promover o acesso à informação, enquanto componente integrada no processo de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção, tratamento e utilização da informação, de forma a transformá-la em conhecimento, facilitando as escolhas que os jovens têm de realizar no seu percurso escolar.
Os jovens necessitam conhecer-se e conhecer o meio, nomeadamente as alternativas de formação, de modo a poderem realizar opções vocacionais planeadas e consistentes que possam corresponder aos seus interesses, capacidades e aspirações.
Não basta, no entanto, informar os jovens sobre as ofertas de formação, saídas profissionais ou acesso ao ensino superior. É necessário promover o interesse pela exploração, pelo processo de procura, de interpretação e de integração cognitiva e afetiva de toda a informação.
Margarida Soares (SPO)