Cientistas e artesãos dão brilho ao Quartzo da nossa terra

Sexta, 20 junho 2014 Escrito por Administrador

Cientistas e artesãos dão brilho ao Quartzo da nossa terra

    

Os alunos envolvidos no projeto “Um Quartzo cheio de brilho” viveram mais uma tarde de intenso trabalho em que se transformaram em cientistas e abraçaram o desafio da descoberta dos segredos da natureza e dos minerais.

Em contexto laboratorial e sob a orientação da professora Natália Oliveira, realizaram um conjunto de observações e de experiências relacionadas com o processo de formação dos cristais, propriedades físicas dos minerais, clivagem, fratura, cor, risco ou traço, brilho e dureza.

Num outro momento, construíram peças de artesanato, tais como belas molduras, com pedrinhas de quartzo, um precioso recurso natural muito importante no Concelho de Ponte da Barca.

O trabalho foi orientado pelo atelier “Natiartes”, tendo sido utilizadas amostras recolhidas no terreno pelos próprios alunos, por ocasião de uma visita realizada à exploração da Pedra da Moura.

Com estas atividades levadas a cabo no âmbito do projeto aprovado na 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, os discentes aprofundaram o gosto pela atividade experimental e pela ciência, ao mesmo tempo que deram um contributo à rentabilização de um recurso natural como o quartzo que, no Centro Mariano da Senhora da Paz e no Museu do Quartzo, no Barral, encontra o seu máximo esplendor.

Em suma, com este projeto foi ensaiada uma atitude criativa e empreendedora que se traduziu numa clara promoção da identidade local e do património mineralógico e geomineiro do Concelho de Ponte da Barca.

Resta agradecer à Direção do Agrupamento pelo apoio disponibilizado, à Confraria de Santa Ana pela recetividade e interesse manifestados em relação ao trabalho proposta e também ao Dr. Nuno Pousada, da Porta do Parque de Lindoso, ao mestrando Pedro Araújo, antigo aluno da Escola Básica e Secundária, e ao Professor Leal Gomes, do Departamento de Ciências da Terras, da Universidade do Minho, pelo trabalho colaborativo que desenvolveram e pelos contributos de enorme qualidade que disponibilizaram.

Assim se prova, mais uma vez, que o trabalho em parceria enriquece as partes e favorece a qualidade do produto final. A todos, muito obrigado!

A equipa do projeto

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca