Reportagem do Parlamento dos Jovens

Segunda, 30 junho 2014 Escrito por Administrador

Reportagem do Parlamento dos Jovens

 

Nos dias 5 e 6 de maio, alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca representaram o Distrito de Viana do Castelo na sessão nacional do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico.

Os representantes barquenses foram Mariana Lopes (9.º D) e Catarina Gomes (9.º D) e ainda Ana Silva (9.º C), que desempenhou a função de jornalista.

O tema do debate foi “Drogas - evitar e enfrentar as dependências”, na generalidade e na especialidade, tendo como referência os Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob a orientação de Deputados da Assembleia da República, em representação dos Grupos Parlamentares.

Durante o primeiro dia, e após um período de debate entre vários grupos de trabalho, os jornalistas e os professores fizeram uma visita guiada pelo Palácio de S. Bento e, após um lanche oferecido pela Assembleia da República, todos os presentes usufruíram da atuação de uma orquestra com um excelente repertório musical, entre os quais se encontravam os temas “Hallelujah” de Leonard Cohen e alguns clássicos da banda sueca “Abba”.

No dia 7, a abertura solene do Plenário esteve a cargo da Presidente da Assembleia da República, seguindo-se uma sessão de perguntas a Deputados representantes dos diversos Grupos Parlamentares.

A partir das 11.30 horas, deu-se o debate da Recomendação à Assembleia da República sobre o tema e, às 12 horas, o Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas dos jornalistas das Escolas.

No período da tarde, deu-se a conclusão do debate e a votação final global da Recomendação e o encerramento da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens pelo Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, Deputado Abel Batista.

De salientar que uma das medidas do Projeto de Recomendação da nossa Escola, que consiste na necessidade de reforçar a patrulha nos portos, faz parte do Projeto de Recomendação aprovado.

Neste ano letivo de 2013/2014, participaram no programa Parlamento dos Jovens 398 Escolas de entre as quais foram apuradas 62, representantes de todos os Distritos e Regiões Autónomas nas sessões nacionais.

Esta experiência é a prova de que os jovens também se interessam por política e que têm uma voz que merece ser ouvida pelos adultos.

Finalmente, posso afirmar que considerei esta experiência extremamente enriquecedora, já que nos proporcionou a oportunidade de experienciarmos o mundo da política e, como uma das suas benesses, pudemos também conhecer vários jovens de todo os País.

Ana Silva, Jornalista enviada ao Parlamento dos Jovens/Básico

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca