Perfil do Ano Letivo 2014/2015

Sexta, 05 setembro 2014 Escrito por Administrador

Como sempre acontece em cada abertura de ano letivo, apresentamos o documento orientador para 2014/2015. Sob o título Perfil e Realidade e com uma estrutura já conhecida, apresentamos os dados referentes ao ano letivo que estamos a iniciar e assumimos a ambição de continuar a trabalhar conjuntamente e de forma continuada na implementação duma escola de qualidade a que todos se orgulhem de pertencer.

Começamos por cumprir as rotinas do reencontro com o quotidiano escolar: diferentes reuniões preparatórias do ano, contacto com os colegas que regressam à escola e com aqueles que chegam pela primeira vez e, retemperadas as energias, o enfrentar de mais um desafio.

Não sendo novidade para ninguém, continua a ser importante recordar que, nos últimos anos, no setor educativo, têm sido vários os desafios enfrentados e, com maior ou menor grau de dificuldade, mas contando sempre com o elevado empenho e profissionalismo dos professores, quase todos ultrapassados.

No ano letivo que agora começa, conhecendo os desafios que o sistema público de educação hoje enfrenta e as especificidades e os condicionalismos dum agrupamento, único, num Concelho interior e com uma realidade socioeconómica desfavorável, impõe-se, mais uma vez, estarmos preparados para alterações importantes na rotina dos discentes/docentes, encarregados de educação e pessoal não docente.

A partir da estrutura escolar que confere ao nosso Agrupamento um figurino singular e um leque muito variado de potencialidades e constrangimentos que influenciam o quotidiano escolar, voltamos a assumir a prioridade da promoção do sucesso educativo dos alunos, orientando as aprendizagens para o desenvolvimento das competências essenciais e do espírito de cidadania.

Reforçamos as estruturas curriculares de um leque variado de disciplinas, programamos projetos de intervenção específicos e adaptamos espaços e procedimentos internos no sentido da melhoria de desempenhos e resultados.

Contudo, também sabemos que para alcançar estes objetivos importará desenvolver relações profissionais e laços de solidariedade entre todos os atores educativos e criar um clima afável e colaborativo. Daí o desafio para que se conjuguem vontades e esforços no sentido de dotar o Agrupamento de uma maior capacidade de resposta aos problemas que nos colocam e procurar uma melhor integração dos nossos alunos no meio em que se movimentam, perspetivando o sucesso desejado.

Com o empenho, disponibilidade, entrega e aposta na qualidade de todos vamos rever-nos, com orgulho, no Agrupamento que todos ajudaremos a construir.

Bem hajam!

Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca