Alunos de Ponte da Barca participam no projeto “Escola também é criatividade”

Quarta, 17 dezembro 2014 Escrito por Administrador

Alunos de Ponte da Barca participam no projeto

“Escola também é criatividade”

    

No dia 26 de novembro, quarenta e um alunos (dos 9º ao 12º anos) da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca participaram, no Teatro Circo, em Braga, no “Escola também é criatividade”, um evento organizado pelo comité temático LIDE Educação, do LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Acompanhados por cinco professores, os alunos viveram uma experiência única, pois, em conjunto com 800 colegas de várias escolas do Minho, tiveram oportunidade de ouvir Mónica Bettencourt-Dias, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência, Ricardo Mendes, co-fundador da multinacional portuguesa Tekever, e ainda o cantor e compositor Pedro Abrunhosa.

Ao princípio da tarde, o espaço à frente do Teatro Circo rapidamente se encheu de centenas de alunos entusiasmados para ouvir aquilo que as três grandes personalidades tinham para apresentar.

Mónica Bettencourt (uma conceituada cientista portuguesa) foi a primeira a entrar em palco, mostrando aos alunos variados exemplos de como a criatividade na Ciência pode influenciar os problemas experimentais.

Terminada a palestra de Mónica Bettencourt, entrou em ação um experiente engenheiro português, fundador de uma empresa multinacional, mundialmente reconhecida na área da criação e desenvolvimento de drones. Ricardo Mendes presenteou-nos com uma palestra acerca da importância dos drones ao nível militar e na medida em que, por exemplo, podem ser uma mais-valia no combate a incêndios. Além disto, este engenheiro inovador mostrou aos alunos como se constrói um drone.

Finalizada esta apresentação, entrou em cena Pedro Abrunhosa. Não se focando apenas na criatividade relacionada com a música, referiu-se à criatividade como um fator fundamental em todos os aspetos da vida, explicitando a necessidade de arriscar e de sair da zona de conforto para alcançar o sucesso que todos os alunos perspetivam e dar algo de novo ao mundo.

Em suma, todos os alunos foram unânimes em considerar esta experiência única e enriquecedora, e, certamente, um contributo importante para alargar horizontes e perspetivas de futuro.

Recorde-se que o comité temático LIDE Educação “pretende contribuir para a criação de estímulos associados à aposta da criatividade nas escolas, por considerar ser uma competência “treinável”, fruto de processos de trabalho focados em promover novas abordagens aos desafios."

Os alunos do 12.º ano presentes no evento

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca